Topo
Esporte

São Paulo leva multa de R$ 5 mil por barrar sala para coletiva do Palmeiras

do UOL

Do UOL, em São Paulo

04/03/2024 19h46

O São Paulo foi multado pela Federação Paulista por vetar o uso da sala de imprensa do Morumbis para a entrevista coletiva de Abel Ferreira.

O que aconteceu

O Tricolor recebeu uma multa administrativa de R$ 5 mil pelo episódio. No entanto, cabe recurso.

A FPF se baseia no artigo 48 do Regulamento Específico do Paulistão. A disponibilização de um espaço para a realização da entrevista pós-jogo é uma obrigação da equipe mandante.

Polêmica pós-jogo

O São Paulo vetou a sala de coletivas do MorumBis para o rival. Geralmente, o time adversário faz sua entrevista primeiro no local e, depois, é a vez de o técnico são-paulino atender à imprensa.

O clube alegou "reciprocidade" na decisão. Em nota, o São Paulo lembrou a última vez em que esteve no Allianz Parque, quando precisou fazer sua entrevista em um espaço improvisado ao lado da zona mista, onde ficam os jornalistas.

Dorival Junior, então técnico do São Paulo, dá entrevista em espaço cedido pelo Palmeiras no Allianz Parque após jogo válido pelo Campeonato Brasileiro 2023 - Reprodução - Reprodução
Dorival Junior, então técnico do São Paulo, dá entrevista em espaço cedido pelo Palmeiras no Allianz Parque após jogo válido pelo Campeonato Brasileiro 2023
Imagem: Reprodução

O Palmeiras alegou que o Tricolor não lhe deu opções e, por isso, cancelou a entrevista. O Alviverde diz que só foi avisado do veto após a partida e que, inclusive, seu backdrop digital já estava preparado para a coletiva.

O São Paulo nega categoricamente que não tenha dado opções ao rival. O Tricolor afirma que apenas vetou o uso de sua sala de coletivas, como o Palmeiras geralmente faz no Allianz, mas não proibiu que outro espaço dentro da área de imprensa fosse utilizado, como ocorre no estádio palmeirense.

Abel deixou o estádio pela zona mista e, ao passar, disse: "não deixaram a gente falar". O Palmeiras também cancelou as entrevistas de jogadores na zona mista. Raphael Veiga foi o único a parar e sob protestos da comunicação do clube, que disse "não era para falar".

O que diz o regulamento

Artigo 48: Após o término de cada partida, os clubes deverão atender à imprensa, por meio de entrevistas coletivas presenciais, das quais necessariamente participará o treinador da equipe.

1º - Além das entrevistas coletivas, os Clubes poderão organizar zona mista para realização das entrevistas com atletas, desde que a estrutura do estádio assim permita.

2º - É obrigação do Clube mandante oferecer espaço e estrutura para organização e realização das entrevistas.

3º - Havendo apenas uma sala ou espaço de imprensa disponível no estádio, será realizada a entrevista da equipe visitante e, posteriormente, a entrevista da equipe mandante, salvo acordo prévio realizado entre os Clubes, que deverá ser informado à FPF com pelo menos 24 (vinte e quatro) horas de antecedência da realização das partidas.

Esporte