Topo
Esporte

Reforço do Inter anulou CR7 e Tévez na Champions e ganhou apelido inusitado

Fernando Reges (no chão), do Porto, desarma Cristiano Ronaldo, à época no Manchester United, em jogo da Liga dos Campeões de 2009 - Matthew Peters/Manchester United via Getty Images
Fernando Reges (no chão), do Porto, desarma Cristiano Ronaldo, à época no Manchester United, em jogo da Liga dos Campeões de 2009 Imagem: Matthew Peters/Manchester United via Getty Images
do UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/02/2024 04h00

Reforço do Inter, o volante Fernando tem um apelido inusitado. O marcador de 36 anos ficou conhecido como 'Polvo' após uma partida da Champions League contra o Manchester United.

O que aconteceu

Fernando defendia o Porto e sempre teve como principal atributo a roubada de bola. Nas quartas de final da Liga dos Campeões da temporada 2008-2009, a equipe então treinada por Jesualdo Ferreira, que passou pelo Santos, encarou o United de Alex Fergusson.

A linha de frente do time inglês contava com Cristiano Ronaldo, Carlitos Tévez e Wayne Rooney. Mas quem brilhou foi o volante que agora defenderá o Colorado.

O empate em 2 a 2 foi marcado por inúmeros desarmes de Fernando, que acabou aclamado pela mídia portuguesa recebendo o apelido de 'polvo'. A relação ocorreu porque era como se Fernando tivesse vários tentáculos, desarmando rivais ao longo do jogo. Até hoje ele é citado por meios locaisdesta forma.

Teve um jogo específico, contra o Manchester United, que tinha Tévez, Cristiano Ronaldo, Rooney. Eu roubei a bola várias vezes, ninguém passava por mim. Nós empatamos por 2 a 2. No outro dia, vi um jornal com a capa 'o Polvo do Porto'. Ficou. A torcida gostou e chamava também

Fernando

Polvo do Beira-Rio

Aquela Champions League acabou nas quartas para o Porto, eliminado após derrota no jogo de volta contra o Manchester. Mas não foi a única que o jogador teve oportunidade de disputar, seja pelo Porto, pelo Manchester City, o Galatasaray ou o Sevilla, clubes que defendeu em 17 anos de Europa.

A chegada ao Inter se dá após voltar ao Brasil para atuar no Vila Nova-GO, clube em que começou a carreira. Os gaúchos já tinham tentado a contratação dele no início do ano e acabaram conseguindo a liberação apenas agora.

Esporte