Topo

Antes "kamikaze", Santos de Sampaoli lidera Série A em jogos sem sofrer gol

Jorge Sampaoli cobra durante treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

14/11/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Esquema ofensivo implantado por Jorge Sampaoli no Santos foi criticado após goleadas para times menores no estadual
  • Oito meses depois, o Peixe lidera o Brasileirão em jogos sem sofrer gols
  • Média de gols sofridos até aqui na temporada é a menor do século
  • Ao todo, o Santos saiu de campo sem sofrer gols em 30 dos 59 jogos do ano

O técnico Jorge Sampaoli teve de ouvir críticas no começo do ano após o Santos sofrer duas goleadas inesperadas durante o Campeonato Paulista: 5 a 1 para o Ituano e 4 a 0 para o Botafogo. O entendimento era que o esquema do argentino era quase que "kamikaze", deixando a defesa completamente aberta. Quase oito meses depois, o Peixe lidera o Brasileirão em jogos sem sofrer gol.

Das 32 rodadas disputadas até aqui no torneio nacional, os comandados de Sampaoli não tiveram sua meta vazada em 15. São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Bahia vêm logo atrás na estatística, com 14, enquanto o líder Flamengo não sofreu gols em 13 jogos.

Além do grande número de jogos sem sofrer gols, o Santos tem nesta temporada - até aqui - a menor média de gols sofridos do século: 0,86 por jogo. Os adversários santistas marcaram 51 vezes em 59 jogos no ano.

"Fico feliz em fazer parte disso. Mesmo tendo time ofensivo, prezamos muito a parte defensiva. Treinamos muito, pelo menos duas vezes por semana marcação sem atacar, só marcação mesmo. Temos quatro ou cinco na contenção. E mesmo quando vamos muito para frente, Sampaoli mostra que não queria isso, preocupado com contra-ataque. E pela qualidade dos zagueiros. Cinco dão conta do recado, nível não muda e é um dos fatores mais importantes", disse o zagueiro Luan Peres em entrevista coletiva, e completou:

"Mais do que falar são os dados. Jogos sem tomar gol, quando toma, toma um. Esses dados da melhor defesa no século. Podemos afirmar que mesmo sendo ofensivo e fazendo muitos gols, damos conta atrás. Equilíbrio é a melhor forma de ganhar jogos e campeonatos. Mesmo não estando em primeiro, temos feito campanha excelente."

Em números totais, no Brasileirão, o Santos possui a terceira melhor defesa do torneio, com 28 gols sofridos. O São Paulo é o menos vazado, com 23, seguido pelo Palmeiras, com 24.

Considerando toda a temporada sob o comando de Jorge Sampaoli, o Peixe não sofreu gol em 30 dos 59 jogos do ano. Os números são bastante expressivos para uma equipe que ficou conhecida em 2019 por atuar sempre na busca incessante pelo gol adversário.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Antes "kamikaze", Santos de Sampaoli lidera Série A em jogos sem sofrer gol - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Esporte