PUBLICIDADE
Topo

Dificuldades e reencontro com Flu: a vida do Ypiranga na Copa do Brasil

05/03/2019 10h00

Depois de despachar o River-PI, o Fluminense volta a colocar suas forças na Copa do Brasil, desta vez jogando em casa. No Maracanã, o Tricolor receberá o Ypiranga, da Série C, e que atualmente joga a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. A partida acontece na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).

O time de Fernando Diniz é franco favorito à classificação, principalmente atuando em casa. As equipes já se enfrentaram em 2016 e, após um empate por 0 a 0 fora, o Flu conquistou a classificação com uma vitória por 2 a 0 em seus domínios.

No ano

Enquanto o Fluminense já disputou 11 jogos na temporada, divididos em Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Sul-Americana, o Ypiranga fará, nesta quarta-feira, seu sétimo jogo em 2019. Foram duas vitórias, três derrotas e um empate até o momento.

No último jogo, derrota por 2 a 0 para o Passo Fundo, na Divisão de Acesso gaúcha. O Ypiranga marcou quatro gols em seis jogos e sofreu nove. Flávio Paulino é o artilheiro no ano, com dois gols.

Última temporada

Em 2018, as duas principais competições do Ypiranga terminaram ainda em agosto e a equipe não conseguiu subir nem na Série C e nem na Divisão de Acesso. Na segunda divisão do estadual, que era a prioridade, o Canarinho só escapou do rebaixamento na última rodada.

No Brasileiro, o Ypiranga teve a menor folha salarial entre os clubes, mas, com dificuldades, conseguiu garantir a permanência. No segundo semestre, o time de Erechim disputou a Copa FGF, que serviu de preparação para 2019, e caiu para o Gaúcho na semifinal.

Na história

O Ypiranga disputou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2010, quando foi eliminado pelo Avaí na primeira fase. Em 2011, acabou caindo para o Coritiba no mesmo momento. Cinco anos depois, em 2016, a equipe fez sua melhor campanha, chegando à terceira fase, mas foi eliminado justamente pelo Fluminense depois de despachar Atlético-GO e Aparecidense-GO. Em 2017, nova eliminação na primeira fase, para o PSTC, do Paraná.

O que esperar

Após a última partida do Canarinho, o técnico Círio Quadros avaliou que o Ypiranga ainda precisa evoluir em diversos aspectos para atingir um nível de desempenho aceitável. Ele ainda enfatizou que o adversário foi muito eficiente, ao contrário de sua equipe, que teve um maior volume de jogo, mas não criou chances de gols.

Contra o Fluminense no Maracanã, a postura deve ser mais defensiva. A equipe, porém, precisa melhorar nesse aspecto, já que só ficou sem sofrer gols no jogo contra o Votuporanguense, na primeira fase da Copa do Brasil.

Esporte