Exterminador do ChatGPT? Conheça a nova IA do Facebook, WhatsApp e Insta
O robô de conversas chatGPT agora tem mais um concorrente. A Meta anunciou no último dia 18 que suas plataformas Facebook, WhatsApp e Instagram receberão gratuitamente novas funções de inteligência artificial - o que deverá atingir bilhões de usuários.
Os primeiros locais onde o Meta AI, como é chamado, chegará após os EUA são Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Singapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbabué. A tecnologia funciona em inglês nos aplicativos ou no site meta.ai.
O que o Meta AI faz
A partir da versão Meta Llama 3, o assistente de IA poderá ser usado em bate-papos, pesquisa e linha do tempo das redes sociais. Exemplos, segundo a Meta:
- Pedir para a IA recomendar um restaurante com vista para o pôr do sol e opções veganas.
- Pedir dicas do que fazer no final de semana, como mostrar shows sábado à noite.
- Pedir ajuda para estudar um determinado tema.
- Pedir para a IA imaginar como seria a decoração do seu apartamento.
- Escrever um e-mail comercial com ar mais profissional.
- Resumir informações da internet através dos buscadores Google e Bing, além de apresentar resultados de busca relevantes.
"Digamos que você esteja planejando uma viagem para esquiar no chat em grupo do Messenger. Usando a pesquisa no Messenger, você pode pedir ao Meta AI para encontrar voos de Nova York para o Colorado e descobrir os fins de semana menos movimentados", resumiu a empresa em seu comunicado.
Criação de imagens
Nos Estados Unidos, o Meta AI começou a ser testado para gerar imagens a partir de comandos de texto, bastando apenas o comando "/imagine" no campo de mensagem e algumas palavras-chave.
Dá ainda para animar cenas estáticas a partir do comando "animar", o que transforma as imagens em GIFs.
Como usar
No formato chatbot e funcionando apenas em inglês, a nova IA pode ser usada em grupos de WhatsApp apenas citando @MetaAI na conversa.
No Instagram e Messenger, sua disponibilidade fica nas DMs (conversas privadas).
No Facebook, um botão "Meta AI" ficará abaixo nas postagens públicas.
Dessa forma, com o serviço sendo de graça, espera-se que a Meta AI popularize a IA generativa (capaz de criar coisas) e que bata de frente com o ChatGPT.