Casal transforma Uno em 'quitinete' móvel e viaja pelo país e A. Latina
Muitas pessoas têm comprado vans, Kombis e até ônibus para transformá-los em motorhomes. Os veículos são equipados com camas, banheiro, mesa de refeições e cozinha —e viram verdadeiras casas móveis, prontas para pegar a estrada.
Em 2021, o casal goiano Jéssika Sousa e João dos Santos (@recruta.roots) queria entrar nessa onda, mas estava sem verba para adquirir um veículo de grande porte e usou a criatividade para não ficar de fora.
A solução que encontraram foi converter um Fiat Uno em motorhome —ou melhor, em uma "quitinete sobre rodas", como os dois batizaram o projeto.
Tínhamos muita vontade de viajar e, em janeiro de 2021, o pai do João faleceu. Foi um baque para nós. Ele era novo, tinha apenas 52 anos. Com essa perda, parece que acordamos para a vida e resolvemos viver nossos sonhos. Jéssika Sousa
Ela diz que escolheram o Fiat Uno porque é um carro barato, econômico e de fácil manutenção. O tamanho do automóvel não foi problema para o casal: eles conseguiram achar espaço no veículo para criar um motorhome do tamanho das suas necessidades.
No carro, há geladeira, placa solar, caixa d'água, ventilador e fogão portátil, além de uma barraca que vira banheiro, para ser usada do lado de fora.
O assento traseiro do Uno foi removido. No lugar, o casal coloca um colchão que acomoda perfeitamente os dois viajantes.
"Além disso, há compartimentos que ficam na parte de baixo da cama, onde guardamos nossas roupas e itens de cozinha", explica Jéssika. "Foi minha a ideia de chamar o motorhome de quitinete sobre rodas, o tamanho compacto tem tudo a ver com uma quitinete."
Do Nordeste do Brasil à Argentina
O casal já viajou por diversas regiões do Brasil e chegou também a territórios internacionais.
"Começamos em dezembro de 2021. Saindo de Goiás, fomos para Minas Gerais, visitamos o litoral paulista e depois descemos até Santa Catarina para conhecer Florianópolis", conta Jéssika.
Em 2022, o casal viajou pelo estado de Goiás, conheceu a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis. Em 2023, foram para todos os estados do Nordeste e depois para Tocantins. Depois se aventuraram fora do país, percorrendo a Argentina, o Chile e a Bolívia.
A viajante diz ter amado, de maneira especial, a Península de Maraú (BA) e a cidade de Florianópolis. E que eles sempre buscam lugares com lindas praias e cachoeiras para visitar.
Durante essas jornadas, na hora de descansar, os dois costumam estacionar sua "quitinete móvel" em postos de combustíveis e lugares remotos de natureza, onde podem passar a noite com segurança.
Mas a vida dentro do Uno já lhes rendeu algumas situações inusitadas e engraçadas.
Certa noite, no Piauí, acordei com um barulho muito forte dentro do carro. Achei que alguém do lado de fora estava batendo no veículo. Mas, na verdade, era o João sonhando que estava jogando bola. E ele acabou chutando de verdade o teto do Uno. Jéssika Sousa
"Em outra ocasião, estávamos em uma cidade pequena e resolvemos estacionar perto de uma praça para dormir. Mas, naquela noite, ia ter uma festa enorme na praça. Acabamos acordando com som alto, barulheira, garrafa de vidro quebrando e um casal namorando encostado no Uno. Foi bem engraçado."
Mesmo já tendo rodado milhares de quilômetros com seu motorhome, a dupla goiana não está nem um pouco cansada da estrada. Em 2024 eles sonham com novas grandes viagens a bordo de sua "quitinete" sobre rodas.
"Queremos muito chegar até os Estados Unidos. É um sonho que temos. O João gosta muito de basquete. A meta é conseguir assistir um jogo da NBA por lá", diz Jéssika.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.