Topo
Entretenimento

História de Ritchie sobre uma guerra nada cavalheiresca pretende ser divertida

15/04/2024 14h48

Por Hanna Rantala

LONDRES (Reuters) - Com seu mais recente filme, "The Ministry of Ungentlemanly Warfare", inspirado em uma missão real da Segunda Guerra Mundial, o diretor Guy Ritchie pretende esclarecer um evento historicamente significativo e, de quebra, torná-lo divertido.

O filme é uma recontagem fictícia da Operação Postmaster, ataque de 1941-42 a navios alemães e italianos na costa da África Ocidental, realizado por unidade de comando formada pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill e pelo Executivo de Operações Especiais, um grupo de oficiais militares que incluía o autor Ian Fleming.

Baseado em um romance de Damien Lewis e em arquivos do Departamento de Guerra Britânico tornados públicos, o filme mostra o major Gus March-Phillipps, interpretado por Henry Cavill, liderando sua equipe de desajustados para combater os nazistas com táticas de guerra consideradas "pouco cavalheirescas".

"No típico estilo Guy Ritchie, é um exemplo ligeiramente hiperbólico dessa história", disse Cavill em uma entrevista.

"Portanto, essa é a versão mais exagerada e empolgante da história, que ainda representa esses personagens pelo que eles eram, indivíduos incrivelmente corajosos e heroicos", disse o ator britânico de 40 anos.

"O que queríamos era diversão", disse Ritchie. "Faço filmes tanto para mim quanto para qualquer outra pessoa. E se eu não me divertir, suspeito que as outras pessoas não irão se divertir. Portanto, essa foi minha principal tarefa."

Ritchie, que co-escreveu o roteiro, disse que a operação "mudou a forma como as guerras foram travadas desde então".

"A razão pela qual você tem os Navy Seals e o SAS e assim por diante é que, na verdade, a gênese de tudo isso foi essa missão. E em grande parte, suponho, é a gênese de todo o princípio de Bond", disse Ritchie.

O filme foi rodado na Turquia e, entre as filmagens, Ritchie organizou passeios e churrascos para o elenco e a equipe, disse o produtor do filme, Jerry Bruckheimer.

"É como ir a um acampamento de verão, trabalhar com Guy", disse Bruckheimer.

"Guy cozinha para você, ele é um grande chef", disse Elwes.

"Sim, ele é um colecionador. Ele adora reunir as pessoas", acrescentou a atriz Eiza Gonzalez, que interpreta a agente Marjorie Stewart, também creditando a Ritchie o fato de tê-la deixado mostrar suas habilidades de cantora no filme.

"The Ministry of Ungentlemanly Warfare" será lançado nos cinemas em todo o mundo a partir de 19 de abril.

(Reportagem de Hanna Rantala)

Entretenimento