Topo
Entretenimento

Paixão e bom humor: em alto-mar, Roberto Carlos prova ser rei acessível

Cantor voltou a realizar o cruzeiro Emoções após hiato provocado pela pandemia - Reprodução/Instagram @robertocarlos
Cantor voltou a realizar o cruzeiro Emoções após hiato provocado pela pandemia Imagem: Reprodução/Instagram @robertocarlos
do UOL

De Splash, no Rio

11/03/2023 04h00

O ano de 2023 marca o retorno das apresentações de cantores em cruzeiros após a pandemia de covid-19. A prática foi popularizada por Roberto Carlos, 81, ao criar o projeto Emoções em Alto Mar, em 2005.

O cruzeiro do artista voltou a navegar por praias de São Paulo e do Rio de Janeiro no fim de semana passado e mostrou um Roberto Carlos mais "soltinho", provando que reis podem ser acessíveis, sim.

Essa é uma percepção compartilhada pelos próprios fãs, como dona Nilza Bertozzo, 64, que esteve presente em todas as 17 edições do Emoções. Ela destaca a interação de Roberto com os fãs nos shows desta edição, que pode ser a última — o artista não confirmou o projeto para 2024.

Nilza Bertozzo, fã de Roberto Carlos há décadas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Nilza Bertozzo, fã de Roberto Carlos há décadas
Imagem: Arquivo pessoal

"A gente gostou bastante. Apesar de todas as tristezas que ele passou, com a morte de Dudu e de Erasmo, ele estava bem, achamos que ele estava bem tranquilo. Que ele pense melhor [sobre a edição 2024], porque já se tornou um hábito grande se encontrar com as amigas no cruzeiro. A gente faz amizade com o Brasil inteiro."

Quem não se lembra de um dos assuntos mais comentados de 2022? Em julho, o rei mandou um fã calar a boca após a insistência dele em pedir uma rosa para a mãe.

Desta vez, Roberto não se importou com as fãs que se aproximaram do palco antes de ele cantar "Como É Grande o Meu Amor por Você", momento em que ele distribui as tradicionais rosas-vermelhas. "Vocês correram antes da hora, mas tudo bem", disse o artista, aos risos.

"O cara não me deixava concentrar e cantar com o sentimento que gosto de cantar na música "Como é Grande o Meu Amor Por Você". É a música que traduz o que sinto pelos fãs. Depois que falei isso, até dei a rosa para ele levar", revelou o artista à imprensa.

Sincerão

Além dos shows, Roberto Carlos interagiu com os fãs durante entrevista à imprensa realizada dentro do navio, da qual Splash participou. O evento atrasou mais de duas horas e ele pediu desculpas publicamente.

"Sinto muito. Os jornalistas tiveram de esperar muito tempo (para entrar no cruzeiro), alguma questão de manobra do navio. Tenho fama de chegar atrasado nos lugares, mas, hoje, não fui eu", disse o artista, em tom de brincadeira.

Foi a primeira edição do cruzeiro após Roberto Carlos desfazer a parceria de 30 anos com Dody Sirena. O empresário acompanhava o artista e respondia aos questionamentos mais delicados dos jornalistas.

Desta vez, o artista encarou o desafio sozinho e não fugiu das perguntas. Foi sincerão ao confessar procedimentos estéticos e ao comentar o fim da parceria com o ex-empresário.

Ao ser questionado se sabia da possibilidade de a Globo cancelar o especial de fim de ano, Roberto Carlos foi direto. Disse ser a primeira vez que ouvia sobre o assunto. "Não sei de nada. Não me falaram nada", arrancando risadas dos presentes.

Neste ano, Roberto só não participou do karaokê, nem assistiu ao espetáculo de Eri Johnson como fazia em edições passadas. E a resposta é uma só: ele ainda toma precauções contra a covid-19. Mesmo vacinado, a infecção pode atingir a principal forma de trabalho de Roberto: a voz.

Apaixonado

Gente como a gente: reis também se apaixonam. Roberto Carlos revelou que está namorando e se tornou o assunto da semana. Foi a primeira vez que ele mencionou o namoro, mas fez mistério sobre a identidade da amada.

"Tô namorando, mas não vou dizer quem é. Tudo tem seu tempo", respondeu o cantor após a insistência do público. O artista já subiu ao altar três vezes e não descarta se casar mais uma vez.

"Depende do amor. Não sou contra casar de novo. Depende da pessoa que eu encontre ou encontro. Decidir se vou casar de novo, nada contra. Casamento é algo saudável, depende do casal."

Entretenimento