Topo
Entretenimento

Viagem zen: quem são os adeptos e como são os retiros espirituais no Brasil

Retiro Yoga La Luna, em Ilhabela (SP)  - Instagram/Reprodução
Retiro Yoga La Luna, em Ilhabela (SP) Imagem: Instagram/Reprodução
do UOL

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

26/02/2023 04h00

Como aconteceu com boa parte dos brasileiros, os últimos anos não foram fáceis para o redator Ailton Ferreira de Oliveira.

Com a pandemia, incertezas econômicas e a tensão política no Brasil, ele se viu desgastado.

"Foi um período muito angustiante, com famílias e amigos brigando por causa de política, o mercado de trabalho muito instável e diversas incertezas sobre o futuro", diz ele. "Tudo isso deixou a gente em um estado de alta ansiedade".

Diante desse cenário, Ailton resolveu inovar: nas férias, ele sempre gostou de voar para a Europa, para curtir roteiros culturais.

Mas, sentindo a necessidade de encontrar paz e recarregar as energias, ele começou a se planejar para, em períodos de folga, passar um tempo em retiros espirituais no território brasileiro.

Ailton Ferreira de Oliveira, que sentiu necessidade de 'recarregar baterias' - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ailton Ferreira de Oliveira, que sentiu necessidade de 'recarregar baterias'
Imagem: Arquivo pessoal

"Neste mês de fevereiro, por exemplo, vou para o Templo Enkoji [em Itapecerica da Serra, em São Paulo], um local que oferece meditação e outras atividades relacionadas à espiritualidade e ao relaxamento", conta ele. "Meu objetivo é tirar um tempo para mim mesmo e, com a orientação de profissionais, respirar um pouco e rever questões da minha vida".

No retiro, Ailton espera encontrar um ambiente onde ele possa ficar totalmente focado em sua missão de renovar a mente e o corpo.

Retiro Yoga La Luna, em Ilhabela (SP)  - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Retiros podem incluir atividades na natureza como trilhas e cachoeiras
Imagem: Instagram/Reprodução

"Lá, não haverá as distrações que existem na nossa vida cotidiana. E nem o estresse gerado por algumas viagens para o exterior, quando a gente se cobra muito para conhecer tudo de uma vez. Poderei estar plenamente concentrado nas experiências propostas pelo retiro. Quero aprender a conviver de uma maneira mais equilibrada e saudável com os desafios da vida", deseja ele.

Retiro Naam Alive, no Sítio Glória, em Amparo (SP) - Divulgação/Meu Retiro - Divulgação/Meu Retiro
Retiro Naam Alive, no Sítio Glória, em Amparo (SP)
Imagem: Divulgação/Meu Retiro

Vida nos retiros

Mas como são, na prática, os retiros espirituais?

"Nos retiros, podemos nos distanciar do ambiente e da rotina em que vivemos. Hoje, em nossa vida, somos bombardeados constantemente por informações, estímulos e distrações que acabam fazendo com que a gente se afaste da nossa essência. Nos retiros, temos tempo para olhar para a nossa vida e entender quem somos e o que estamos sentindo. E, ao sair dali, conseguimos nos relacionar melhor com o mundo", explica Daniela Coelho, CEO do Portal Meu Retiro, onde é possível encontrar uma enorme quantidade de retiros no Brasil.

Retiro Vórtex da Manifestação Dourada, em Fortim  - Divulgação - Divulgação
Retiro Vórtex da Manifestação Dourada, em Fortim
Imagem: Divulgação

No país, os retiros costumam estar localizados no meio de muita natureza, desde tranquilos sítios (em lugares como o interior de Minas Gerais ou São Paulo) até áreas ao lado de belas praias (em destinos como Garopaba e Ilhabela).

"E como no Brasil temos uma diversidade de crenças muito grande, há retiros focados em diferentes religiões, como o hinduísmo", diz Daniela. "Mas há também lugares que não têm ligação com nenhuma religião".

Animalesca - Retiro para Mulheres, em Cabreúva (SP) - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Retiros como o Animalesca têm programação exclusiva para mulheres
Imagem: Instagram/Reprodução

Entre as atividades realizadas por esses locais estão sessões de ioga, meditação, exercícios de respiração, rituais com ayahuasca, estudos e vivência do sagrado feminino, musicoterapia, detox digital e muito mais.

"Há experiências com rotinas mais rígidas, como os retiros de silêncio, onde a pessoa não pode falar por diversos dias. E há também os casos em que, durante a estadia, não é permitido contato com aparelhos eletrônicos", explica Daniela. "Por outro lado, existem lugares mais flexíveis, onde o público tem liberdade para escolher quais atividades fazer".

Experiências de quem foi

Taíssa Vanni de Moraes no retiro - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Taíssa Vanni de Moraes no retiro
Imagem: Arquivo pessoal
Retiros no Brasil - Taíssa Vanni de Moraes no retiro (Arquivo pessoal) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
No retiro, teve momentos de introspecção
Imagem: Arquivo pessoal

No final de 2022, a estudante de psicologia Taíssa Vanni de Moraes viajou para Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, para fazer, durante quatro dias, um retiro chamado Despertar Para Uma Nova Vida.

"Sempre gostei de viajar para lugares de natureza. Adoro ir para a praia e locais com trilhas e cachoeiras", relata ela. "Mas, no final do ano passado, senti vontade de entrar mais em contato comigo mesma. E, no retiro, sabia que poderia ter momentos de introspecção e reflexão, para pensar no que eu queria levar para o ano de 2023".

No Despertar Para Uma Nova Vida, Taíssa meditou em diversos momentos do dia, viveu horas de absoluto silêncio e participou de atividades colaborativas com outras pessoas, como fazer o pão consumido no café da manhã.

Retiros no Brasil - Taíssa Vanni de Moraes no retiro (Arquivo pessoal) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Meditação e agenda livre para preencher seu dia
Imagem: Arquivo pessoal

Também participou, ao ar livre, de aulas que a colocaram em contato com seu corpo, pensamentos e emoções.

"A agenda também nos deixava com tempo livre. Aproveitei para pintar mandalas e fazer passeios na natureza. Eu só podia usar meu celular no quarto. Mas busquei ficar longe dele", conta ela. "Cheguei ao retiro um pouco acelerada por causa da correria do mundo em que a gente vive. Mas, com o passar dos dias, meu corpo e minha mente foram se tranquilizando. E, nesse processo, tive vários insights sobre como trazer melhorias para minha vida. Saí de lá bem feliz".

A psicanalista Rita de Cassia Saeta, por sua vez, já fez vários retiros na vida — o último deles no litoral da Bahia.

Animalesca, em Cabreúva (SP) - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Animalesca, em Cabreúva (SP)
Imagem: Instagram/Reprodução
Animalesca, em Cabreúva (SP) - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Animalesca, em Cabreúva (SP)
Imagem: Instagram/Reprodução

"A minha vida, como psicanalista, é escutar os problemas de outras pessoas. E, por isso, busco viajar para retiros para me presentear com momentos em que estou conectada apenas comigo mesma", diz ela.

Rita afirma que sai desses locais "transformada e plena, com a pilha carregada. E consigo levar esse bem-estar para minha vida cotidiana. A gente precisa tomar conta do nosso espírito".

Vale lembrar que, no Brasil, os retiros costumam oferecer estrutura para hospedar os visitantes por diversos dias, uma rotina de alimentação saudável e, não raro, passeios de imersão na natureza. Mas há também locais que oferecem experiências mais curtas, de apenas um dia.

Para conhecer os diferentes retiros do país, acesse: www.meuretiro.com.br

Entretenimento