Topo

Morreu o estilista espanhol Elio Berhanyer aos 89 anos

24/01/2019 09h14

Madri, 24 Jan 2019 (AFP) - O estilista Elio Berhanyer, um dos mestres da alta-costura espanhola, morreu na quinta-feira aos 89 anos, segundo o Ministério da Cultura espanhol.

Nascido em Córdoba em 20 de fevereiro de 1929, o designer, cujo nome verdadeiro era Elio Berenguer Úbeda, era um homem autodidata que, antes de ter sucesso no mundo da costura, não teve uma vida fácil.

Veja também

Aos sete anos, perdeu o pai, baleado pelo lado franquista na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), aprendeu a ler e escrever aos 14 anos e trabalhou distribuindo leite ou em construção.

Embora não tenha entrado no mundo da moda até os 27 anos, seu sucesso foi indiscutível: ele vestiu a atriz Ava Gardner e a rainha Sofia da Espanha, projetou os uniformes da Ibéria e da Copa do Mundo de 1982, entre outros.

Tanto na alta-costura quanto no prêt-à-porter, seu estilo é destacado por linhas geométricas, cores sólidas e vívidas e elegância austera.

Considerado um dos mais importantes designers espanhóis do século XX, juntamente com Cristóbal Balenciaga e Manuel Pertegaz, Berhanyer ganhou o Prêmio Nacional de Design de Moda em 2011, um ano depois de encerrar seu ateliê em Madri devido à crise econômica.

dbh/mg/es/cn

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morreu o estilista espanhol Elio Berhanyer aos 89 anos - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Entretenimento