Topo

Bloco Ritaleena festeja 5 anos e aposta na fase mais psicodélica da cantora

Bloco Ritaleena festeja 5 anos e aposta na fase mais psicodélica da cantora Imagem: Divulgação

André Luís Nery

Colaboração para o UOL

16/01/2019 13h12

Festejando cinco anos em 2019, o bloco Ritaleena aposta para o Carnaval na fase mais psicodélica da cantora. Nesta edição, os figurinos e arranjos das músicas visitarão a verve contestadora da artista. Segundo o bloco, em todas as fases musicais, Rita Lee nunca se intimidou diante de "tradições tacanhas" e nem se pôs a chorar atrás da porta por causa de retrocessos como os que vivemos no Brasil e no mundo. 

"O tema de 2019 é 'Mutante' e vai entrar com tudo na fase mais psicodélica. A ideia é contrapor o que se colocou como mito nos últimos tempos. Mitar versus mutar para transformar o que for lixo ideológico e cultural em luxo que, para nós, está relacionado com liberdade, inclusão, avanços civilizatórios", afirma Alessa, musicista, cantora e uma das idealizadoras.

Veja também

Uma das características do grupo é inovar nas roupas e arranjos a cada ano, buscando inspiração fases diferentes da artista. No entanto, neste ano, o Ritaleena tem como mote não um período específico da trajetória de Rita Lee, mas sim como ela se transformou ao longo de sua história.

"Rita Lee é uma fonte inesgotável de inspiração e possui um universo criativo vasto, inquieto que se materializa em diversos personagens que ela inventa para si mesma. Seja no papel de superstar, de vó, mãe de bichos e filhos, compositora e, mais recentemente, premiada escritora, ela nos convida a sermos também mutantes como ela", completa Yumi Sakate, figurinista e uma das idealizadoras.

O  Bloco Ritaleena estreou no Carnaval paulistano em 2015 com o objetivo de homenagear não só a cidade de São Paulo, cujo Carnaval cresce a cada ano, mas a artista e mulher que é Rita Lee. Foram cerca de 40 músicas rearranjadas para ritmos carnavalescos. Depois de Pinheiros, o bloco saiu no ano passado em frente ao Museu do Ipiranga. Neste ano, nova mudança: estreia na Mooca, mantendo o costume de descentralizar a festa para um bairro importante na história da cidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bloco Ritaleena festeja 5 anos e aposta na fase mais psicodélica da cantora - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Carnaval 2019