Topo
Entretenimento

Saiba como lavar as roupas corretamente para que durem mais

Do BOL, de São Paulo

13/02/2014 15h35

Lavar roupas é aparentemente uma tarefa simples, mas não basta colocar todas as roupas na máquina de lavar e apertar o "Ligar" para depois retirar tudo limpo, cheiroso e em perfeito estado. Roupas rasgadas, manchadas e defeitos na máquina são alguns dos resultados mais comuns de uma lavagem sem os cuidados necessários. Para ajudar donos e donas de casa em apuros, o BOL montou um passo a passo cheio de dicas para preservar suas roupas.

  •         Separe as roupas por cores, tipos de uso e tecidos.

  •         Use produtos seguindo as instruções da embalagem e do manual da máquina.

  •         Esvazie os bolsos; papéis se desfazem e grudam em outras roupas.

  •         Vire roupas estampadas do avesso para preservar as cores.

  •         Feche zíperes, botões e amarre laços para evitar rasgos e nós.

  •         Atenção aos símbolos e indicações nas etiquetas.

Separando as roupas

Brancas para um lado, coloridas claras para outro e escuras em um terceiro monte. A mistura de cores dentro da máquina é responsável por manchas e tonalização das roupas. Para saber se sua blusa nova poderá manchar outras peças, deixe-a mergulhada em um recipiente com água por cerca de dez minutos e, ao retirar, repare se a água ficou tonalizada. Se sim, é melhor lavar a peça separadamente.

Os tipos de tecidos também merecem atenção; separar os delicados, como cetim ou renda, de tecidos pesados, como jeans, na hora da lavagem é fundamental para a preservação das peças. "Procure sempre lavar as roupas por tipo de 'famílias' e cores semelhantes. Assim, não misture roupas felpudas (como tolhas) com roupas de uso pessoal e lave em separado roupas de cores fortes", explica Luiz Farias, proprietário da Rede Massima Lavanderias. 

As máquinas de lavar mais modernas já têm programação automática para ajustar o tempo e a temperatura da água de acordo com o tipo de tecido. Roupas de cama, mesa e banho podem ser lavadas juntas, porém fique atento a gordura em peças de cozinha que podem manchar lençóis e toalhas.

Cada produto no seu lugar

  • Divulgação

    Bola de limpeza antialérgica e cápsula são alternativas ao sabão em pó ou líquido

Antes da lavagem é possível usar produtos que diminuem as manchas, porém o tempo e o modo de aplicar indicados na embalagem devem ser respeitados para que o produto não piore a mancha ou estrague a peça. Tenha cuidado com sua pele, boca e olhos, pois você está lidando com produtos abrasivos.

Além da preferência individual, a razão para se escolher o sabão para roupas deve levar em conta o tipo de máquina, pois algumas apresentam defeitos com o produto em pó se usado em quantidades erradas. Em máquinas de abertura superior, o ideal é esperar que a água cubra as roupas para depois acrescentar o sabão, prevenindo manchas. Se a abertura for frontal ou a máquina possuir um recipiente exato para cada produto, o sabão líquido é indicado por correr melhor entre a tubulação da máquina. Caso sua preferência seja sabão em pó, você pode acrescentar um pouco de água junto ao recipiente da máquina.

Roupa lavada com cheirinho de amaciante provoca uma sensação boa de conforto, mas apenas se usado na medida certa. Amaciante demais ou de menos não alcança o resultado esperado; em pouca quantidade, dificulta para passar aquela peça a ferro e endurece as fibras do tecido, deixando a roupa desconfortável. Quando exagerado, pode causar alergias e um odor incômodo. As embalagens de amaciante costumam possuir em suas tampas um copo dosador, sendo um copo cheio para uma máquina cheia (com cerca de 6 quilos) ou meio copo para meia máquina, sempre em quantidade compatível a de roupas a serem lavadas.

Bolinhas alternativas: recém-chegadas ao mercado brasileiro, as bolas de lavagem já fazem sucesso em países europeus. O primeiro e mais clássico modelo são cápsulas feitas de um plástico que se desfaz sem deixar resíduos. Elas contêm sabão líquido e amaciante em quantidade correta para uma lavagem por cápsula. Já a "superbolinha" é uma solução ecologicamente correta e antialérgica; ela é dura e contém biocerâmicas que iniciam um processo químico em contato com a água para limpar as roupas. O produto tem validade de três anos e substitui sabão e amaciante.

Secando

Passar um pano de limpeza nos cabos e conferir se há sujeira nos pregadores é o primeiro passo para pendurar roupas no varal. Roupas claras devem ser penduradas preferencialmente ao sol, que potencializa a lavagem, e as brilhantes à sombra. Prenda a roupa com o pregador em sua parte mais firme; só prenda uma colada a outra se forem da mesma cor, mesmo assim a falta de espaço entre as roupas pode atrasar a secagem. Camisas, blusas e peças mais difíceis para passar a ferro podem ser  penduradas em cabides.

As secadoras são mais indicadas para roupas pesadas como toalhas, jeans e roupa de cama. Deve-se tomar cuidado com roupas pessoais. Secar à sombra e pendurada com cuidado ainda funciona bem para quem tem espaço e tempo. Existem vários modelos de secadoras com diferentes tipos de regulagem. Ler as instruções antes de usar e se acostumar com seu equipamento é fundamental. "A princípio deve-se ter mais cuidado com peças que têm tendência de encolher, como lã pura e algodão", completa Luiz.

As máquinas secadoras e as "lava e seca" seguem o padrão de calcular o tempo de secagem pelo peso da roupa (tecidos leves secam mais rápido do que os pesados). Elas possuem opções pré-programadas por tempo ou tipo de tecido. A secagem com vento quente molda o formato da roupa, mas a retirada deve ser imediata ao fim do processo para facilitar a dobra.

Cuidados especiais

Algumas peças de roupa não podem ser lavadas a maquina, outras não podem ser passadas a ferro. Peças delicadas como lingeries, roupas com pingentes, apliques e outros detalhes que podem se soltar devem ser lavadas dentro de sacos de pano já produzidos para isso ou dentro de fronhas amarradas. O importante é proteger a peça e evitar que essas partes que se soltam possam gerar um defeito na máquina.

Para evitar bolinhas brancas que dão o efeito envelhecido à roupa, é preciso evitar o atrito entre os tipos diferentes de tecidos dentro da máquina. Por exemplo, evite misturar peças de algodão com tecidos sintéticos. Além da separação dos itens, é importante que haja espaço dentro da máquina para não haver tanto atrito.

"Utilizar produtos que realcem a cor das roupas coloridas é uma boa opção para manter os tecidos sempre com cara de novos. Eliminadores de manchas também são ótimos aliados para conservar as peças", diz  Rosana Arnaud, diretora do Grupo Inquisa.

As peças de roupa possuem símbolos em suas etiquetas com a função de orientar a melhor lavagem para conservar o produto; veja a tabela abaixo:

  • Taís Moreno/Umbigo da Rede

Algumas peças pedem cuidados profissionais com a lavagem, mas a maioria pode ser muito bem cuidada em casa mesmo. Com as dicas acima você garante a qualidade das suas peças por mais tempo e economiza.

Entretenimento