Rússia reivindica controle de localidade na segunda maior cidade da Ucrânia

A Rússia anunciou neste domingo que assumiu o controle de duas novas localidades no leste e nordeste da Ucrânia, em mais um passo de seu avanço diante de tropas ucranianas superadas em armamento e número de soldados.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as tropas de Moscou capturaram a localidade de Piddubne, na região leste de Donetsk, e a localidade de Sobolivka, na região de Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana.
As forças do Kremlin aceleraram seu avanço na linha de frente nos últimos três meses, depois que recuperaram em março e abril a totalidade dos territórios que os ucranianos haviam conquistado em 2024 na região fronteiriça russa de Kursk.
Os avanços russos em junho foram os mais significativos desde novembro de 2024, segundo uma análise da AFP baseada nos dados divulgados pelo Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), um centro de pesquisas com sede em Washington.
Paralelamente, a Rússia efetuou vários ataques noturnos em larga escala contra a Ucrânia nas últimas semanas.
Na sexta-feira, o Exército russo lançou mais de 530 drones explosivos e uma dezena de mísseis, em particular contra Kiev, ações que provocaram pelo menos duas mortes.
Segundo as autoridades ucranianas, este foi o maior ataque de drones desde o início do conflito em fevereiro de 2022.
Em junho, Kharkiv já tinha sido alvo de uma "chuva de drones", que matou ao menos quatro pessoas e feriram outras 60. O prefeito da cidade, Ihor Terekhov, afirmou que mísseis, drones e bombas atingiram a cidade simultaneamente, no ataque "mais poderoso" desde o início da guerra.