Enchentes no Texas deixam ao menos 51 mortos; há crianças desaparecidas
Pelo menos 51 pessoas morreram em decorrência de uma enchente provocada por fortes tempestades no estado do Texas, nos Estados Unidos. Os corpos de quatro meninas, que tinham entre 8 e 9 anos de idade e estavam em um acampamento de verão, foram encontrados.
O que aconteceu
O governador do Texas, Greg Abbott, declarou situação de desastre em 20 condados do estado, segundo a CNN. Um dos locais mais atingidos é o condado de Kerr, onde ocorreram a maioria das mortes e ficavam dois acampamentos de verão.
Autoridades locais afirmaram que pelo menos 51 pessoas morreram em três condados, segundo o jornal The New York times:
- Kerr: o xerife do condado, Larry Leitha, disse há 43 vítimas -- dentre elas, 15 crianças.
- Travis: quatro pessoas morreram, disseram autoridades locais.
- Burnet: as enchentes fizeram três vítimas.
- Kendall: uma vítima.
Ao menos quatro crianças que morreram estavam em uma colônia de férias conhecida como Camp Mystic, que fica às margens do Rio Guadalupe. As águas subiram mais de seis metros em menos de duas horas e transbordaram.
Acampamento tem quase 100 anos. Fundado em 1926, a colônia de férias é cristã e privada e tem mais de 30 atividades para meninas, como basquete, aulas de arte, de culinária, coral e tiro com arco.
As famílias de Renee Smajstrla e Sarah Mars, que tinham 8 anos de idade, confirmaram as mortes nas redes sociais. A mãe de Janet Hunt, 9, informou a morte da filha à CNN. A família de Lila Bonner pediu privacidade em meio ao "luto inimaginável". As buscas por outras crianças continuam em andamento.
O número de desaparecidos é incerto. Segundo o New York Times, autoridades disseram que mais de 20 meninas que estavam no Camp Mystic haviam desaparecido.
Um dos desaparecidos, segundo o veículo, é Michael Phillips, chefe dos Bombeiros Voluntários da Área de Marble Falls. Segundo uma autoridade do condado de Burnet, acredita-se que Phillips estivesse dirigindo um veículo de emergência para atuar em um resgate na região e tenha sido arrastado pela correnteza.
Mais cedo, o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha, disse que outras oito pessoas ficaram feridas e pelo menos 850 foram resgatadas pelas autoridades. As águas começaram a subir na manhã de ontem e atingiram casas e um acampamento de verão.
Vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu que a população faça orações pelas meninas desaparecidas. "Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas", afirmou. "Não vamos parar até encontrarmos todos os desaparecidos", disse W. Nim Kidd, chefe da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas, em uma entrevista coletiva na tarde de hoje.
Pais buscam notícias dos filhos nas redes sociais. Familiares compartilharam mensagens desesperadas e imagens das crianças em perfis e grupos online, na tentativa de encontrar informações. Parentes se dirigiram a centros de reunião para localizar os familiares.
A diretora de um outro acampamento de meninas morreu nas enchentes. O anúncio foi feito pela administração do Heart O' Hills, que fica em Hunt, também no condado de Kerr. No comunicado, o acampamento afirmou que Jane Ragsdale era o "coração e alma" do local e que está de "luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas". O acampamento não estava funcionando no momento da inundação. "Maioria das pessoas foram localizadas e estão em terreno elevado", afirmou o comunicado.
Cidade no Texas foi tomada por enchente repentina. Kerrville, no condado de Kerr, foi uma das áreas mais afetadas após fortes chuvas elevarem o nível do Guadalupe. A água invadiu a cidade durante a madrugada de ontem.
Milhares de pessoas estão sem energia elétrica. Segundo o New York Times, pelo menos 3.500 pessoas ficaram sem luz no condado de Burnet County. Em Kerr, 2.700 pessoas estão na mesma situação.
Nível do Rio Guadalupe subiu de 2,1 metros para 8,8 metros em curto intervalo de tempo. De acordo com a CNN, a força da água surpreendeu moradores e equipes de emergência. Vídeos publicados em redes sociais mostram casas e árvores arrastadas pela cheia súbita.
Presidente Donald Trump classificou as enchentes como "chocantes". Ele afirmou que sua gestão está trabalhando junto ao governador do Texas, Greg Abbott, e que oferecerá ajuda federal ao estado. "Nós cuidaremos deles", disse Trump a jornalistas ontem à noite.
A primeira-dama Melania Trump prestou solidariedade às famílias das vítimas. "Meu coração está com os pais no Texas neste momento. (...) Estou pensando em vocês e mandando orações por força, conforto e resiliência", escreveu nas redes sociais.
Chuvas foram mais intensas que o previsto. Tempestades entre a noite de quinta e a manhã de ontem despejaram volumes muito acima do esperado. As chuvas atingiram dois braços do rio, que se uniram e causaram a inundação.
Moradores tiveram que fugir de barco e passaram até por linhas de energia caídas para se salvar. "Tivemos que dirigir sobre linhas de energia energizadas para sair daqui, porque a única outra maneira de ir era debaixo d'água", relatou Candice Taylor a uma afiliada da CNN americana.