Pé-de-Meia: nascidos em março e abril recebem hoje parcela de R$ 200
Para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter frequência mínima de 80% das aulas.
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) - responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC - nesta etapa, cerca de 3,2 milhões de estudantes receberão o benefício.
Depósitos
A quarta parcela do programa está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente pelo banco em nome dos estudantes.
O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o estudante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais.
No caso de estudante menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize o aluno a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.
O estudante poderá consultar o status do pagamento (se rejeitado ou aprovado) no aplicativo Jornada do Estudante. Por esse mesmo aplicativo também é possível consultar as informações escolares e regras do programa.
As informações relativas ao pagamento também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.
Confira os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 - ensino regular:
Confira os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 - Educação de Jovens e Adultos:
Quem tem direito
O Pé-de-Meia é voltado a estudantes do ensino médio da rede pública de baixa renda. Os requisitos do programa são:
- ser estudante matriculado no ensino médio regular das redes públicas e ter entre 14 a 24 anos;
- ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos;
- ser parte de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) desde janeiro de 2024 e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo;
- ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para entrar na conta Gov.br;
- ter o mínimo de 80% de frequência escolar no mês.