Topo

Zelensky acusa Moscou de enviar corpos de soldados russos na troca de prisioneros

21/06/2025 08h40

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou a Rússia de entregar intencionalmente os corpos de 20 soldados russos, incluindo um cidadão israelense, a Kiev, em vez dos corpos de ucranianos, conforme acordado durante uma recente troca de miltuares mortos. 

"Acreditamos que estejam fazendo isso deliberadamente para mostrar quantos corpos ucranianos supostamente possuem" e para minimizar o número de soldados russos mortos, disse o presidente ucraniano na sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa cujas informações só poderiam ser divulgadas neste sábado(21).

Entre os 20 corpos, "há, por exemplo, o de um mercenário israelense que lutou com eles e o de um cidadão israelense com documentos israelenses", explicou Zelensky. 

"Há até mesmo corpos com passaportes russos", observou o presidente ucraniano, que acusou a Rússia de "mentir" ao afirmar que estava entregando apenas ucranianos.

Ambos os lados, em conflito desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, concordaram em realizar uma grande troca de corpos de soldados durante uma rodada de negociações em Istambul no início de junho.

ant-cad/yad/pb/meb/jc

© Agence France-Presse