Chipre prende britânico sob suspeita de conspiração terrorista, diz polícia
NICOSIA (Reuters) - A polícia do Chipre prendeu um homem britânico por suspeita de crimes relacionados a terrorismo e espionagem, disseram autoridades neste sábado, com Israel acusando a Guarda Revolucionária do Irã de tentar atacar cidadãos israelenses na ilha.
O homem compareceu a um tribunal distrital neste sábado, que ordenou uma detenção de oito dias, aguardando investigações.
A polícia não deu mais detalhes, citando a segurança nacional.
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse em uma publicação no X que uma tentativa iraniana de atacar cidadãos israelenses no Chipre foi frustrada, "graças à atividade das autoridades de segurança cipriotas, em cooperação com os serviços de segurança israelenses".
Ele não deu mais detalhes sobre a natureza do ataque, e não houve nenhum comentário imediato das autoridades iranianas.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido confirmou a nacionalidade do indivíduo, dizendo que estava em contato com as autoridades locais.
O Chipre fica muito próximo ao Oriente Médio e, nos últimos dias, tem sido usado como ponto de trânsito para pessoas que saem ou vão para a região em meio ao conflito entre os inimigos regionais Israel e Irã. Os crimes relacionados ao terrorismo na ilha são muito raros.
(Por Michele Kambas e Sam Tabahriti)