Wall Street fecha semana em baixa
A Bolsa de Valores de Nova York fechou em baixa nesta sexta-feira (20), com os investidores mostrando certa aversão ao risco diante das incertezas econômicas e geopolíticas relacionadas com a guerra entre Irã e Israel e com as tarifas americanas.
O índice tecnológico Nasdaq recuou 0,51% e o ampliado S&P 500, 0,22%. Apenas o Dow Jones fechou em leve alta, de 0,08%.
"Estamos em uma situação na qual a incerteza se intensificou", declarou à AFP Adam Sarhan, da 50 Park Investments.
O analista destacou, em particular, uma notícia publicada no Wall Street Journal segundo a qual os Estados Unidos poderiam revogar as isenções concedidas a algumas empresas de semicondutores com fábricas na China.
A maioria das ações de semicondutores caiu, entre elas Nvidia (-1,12%, a 143,85 dólares), Broadcom (-0,27%, a 249,99 dólares) e Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (-1,87%, a 209,50 dólares).
Ademais, "persistem as tensões no Oriente Médio. Não há um cessar-fogo e existe o temor de que os Estados Unidos se envolvam" no conflito, enfatizou Sarhan.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta que os europeus não serão úteis para resolver a guerra entre Irã e Israel, após uma reunião em Genebra, na Suíça, entre os ministros das Relações Exteriores de União Europeia e Irã.
Com o conflito no Oriente Médio, "temos preços de energia mais altos. Isso significa que a inflação provavelmente vai aumentar, o que reduz as possibilidades de o Federal Reserve [Fed, o banco central americano] cortar as taxas de juros", declarou Sarhan.
tmc/myl/dg/atm/rpr/jc
© Agence France-Presse