Topo

Maior enchente em 40 anos deixa Jaguari (RS) em calamidade pública

do UOL

Do UOL, em São Paulo

20/06/2025 12h10Atualizada em 20/06/2025 16h59

Com cerca de 1,2 mil desalojados e infraestrutura devastada, a maior enchente nos últimos 40 anos deixou Jaguari (RS) em estado de calamidade pública.

O que aconteceu

Número de desalojados equivale a mais de 10% da população da cidade gaúcha, que tem pouco mais de 10 mil moradores. Essas pessoas foram levadas para a casa de parentes ou amigos. Jaguari (RS) ainda tem outras 120 pessoas abrigadas, segundo a Defesa Civil.

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública desde terça-feira. O nível do Rio Jaguari chegou a quase 13 metros acima do normal.

Mais de 600 pessoas estão isoladas. Essas famílias estão nas suas residências em oito comunidades rurais, mas sem condições de deixarem esses locais. Por isso, estão recebendo mantimentos do poder público com o auxílio de voluntários.

Ponte foi destruída pelas chuvas em Jaguari (RS), que decretou estado de calamidade pública - Obtido pelo UOL - Obtido pelo UOL
Ponte foi destruída pelas chuvas em Jaguari (RS), que decretou estado de calamidade pública
Imagem: Obtido pelo UOL

Cerca de 50% das estradas rurais foram devastadas. Isso equivale a 700 km dessas rodovias, segundo informações da prefeitura.

Foram registrados danos em ao menos 45 pontes e pontilhões. Também há 20 pontos de bloqueios em estradas, 70 bueiros destruídos e 30 casas com danos.

Chuvas causaram danos estruturais em Jaguari (RS), que decretou estado de calamidade pública - Reprodução - Reprodução
Chuvas causaram danos estruturais em Jaguari (RS), que decretou estado de calamidade pública
Imagem: Reprodução

É a maior enchente dos últimos 40 anos. Os estragos e prejuízos foram maiores do que os causados pelas chuvas de maio de 2024. Houve devastação em pontes, bueiros e estradas. Os córregos passaram por cima de todas as pontes. Vamos precisar reconstruir toda a cidade e prestar auxílio às famílias que perderam tudo o que tinham.

Estamos levando alimentação aos moradores isolados com o auxílio de botes do Corpo de Bombeiros. Algumas pessoas conseguem se aproximar de veículo. Outras recebem as doações a cavalo. Também contamos com o apoio da Defesa Civil e do governo estadual com voos de aeronave para levar suprimentos e resgatar famílias.
Renato Bolzan, chefe de gabinete da Prefeitura de Jaguari (RS)

Chuvas causaram danos em Jaguari (RS), que decretou estado de calamidade pública - Reprodução - Reprodução
Chuvas causaram danos em Jaguari (RS), que decretou estado de calamidade pública
Imagem: Reprodução

As chuvas no RS

A Defesa Civil do RS confirmou hoje a terceira morte registrada por causa das chuvas. Mauro Perfeito da Silva, de 72 anos, morreu ontem após uma árvore cair sobre seu carro em Sapucaia do Sul, em uma rua conhecida como ''Estrada do Horto''.

Estado já tinha duas mortes por chuva. Uma mulher morreu após seu carro ser levado pela correnteza de um arroio em Candelária. O corpo de Geneci Barbosa, 54, foi encontrado pelos bombeiros na terça-feira. Mário Cesar Gonçalves, 22, também morreu depois que o veículo que dirigia foi arrastado pelas águas em Nova Petrópolis. O marido de Geneci segue desaparecido. As buscas continuam.

Com 4 mil pessoas fora das suas casas, o número de desalojados dobrou em apenas 24 horas. Outras 2 mil pessoas foram para abrigos. Segundo boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã de hoje, 98 municípios foram afetados e ao menos 500 moradores precisaram ser resgatados durante ocorrências de chuvas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A maior enchente da história de Jaguari ocorreu há 40 anos e não 30, como dizia a primeira versão desta matéria. O erro já foi corrigido no texto, no título e na home.