Topo

Chuvas no RS deixam quase 2 mil desalojados, 2 mortos e danos em 86 cidades

do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/06/2025 11h27

As chuvas no Rio Grande do Sul deixaram quase 2 mil pessoas desalojadas, duas mortes e danos em 86 municípios, segundo balanço divulgado hoje de manhã pela Defesa Civil. Uma pessoa segue desaparecida.

O que aconteceu

Pessoas foram obrigadas a sair das suas casas em seis cidades gaúchas. Ao todo, 1.993 moradores de Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Arvorezinha, Jaguari e Santa Cruz do Sul foram para a casa de parentes ou amigos. Outras 984 pessoas foram levadas para abrigos no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil.

Chuvas causaram enchentes, deslizamentos, bloqueios de rodovias e evacuações emergenciais. A Defesa Civil avalia possibilidade de decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública em alguns municípios gaúchos.

Mulher morreu após carro ser levado pela correnteza de um arroio em Candelária (RS). O marido dela, um homem de 64 anos que também estava no veículo, segue desaparecido. O corpo de Geneci Barbosa, 54, foi encontrado pelos bombeiros na terça-feira. Mário Cesar Gonçalves, 22, morreu após o carro que dirigia foi arrastado pelas águas em Nova Petrópolis (RS).

A ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis pela BR-116 já havia sido comprometida nas chuvas de 2024. A nova cheia fez com que a base da ponte voltasse a ser atingida com intensidade, comprometendo ainda mais a estrutura e interrompendo o tráfego local, segundo a Defesa Civil.

Canoas volta a conviver com o temor das enchentes um ano depois da tragédia no RS. Mais de 100 mil moradores da cidade, na região metropolitana de Porto Alegre, estão sendo afetados por alagamentos, bloqueios no transporte público e vias intransitáveis. Segundo a Defesa Civil municipal, mais de 400 pessoas precisaram deixar as suas casas.

Nova cheia em Porto Alegre não está descartada pelas autoridades. A MetSul Meteorologia elaborou relatório informando que o nível do Guaíba subirá rapidamente até o fim de semana. Segundo a MetSul, pode voltar a chover ainda hoje em Porto Alegre e na região metropolitana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho de perigo de fortes chuvas em áreas do Rio Grande do Sul.