Topo

Wall Street fecha sem impulso após reunião do Fed

18/06/2025 18h31

A Bolsa de Nova York fechou nesta quarta-feira (18) sem vigor depois que o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) manteve suas taxas e reafirmou sua postura de aguardar a evolução da inflação para agir sobre os juros.

O índice industrial Dow Jones caiu 0,10%, o tecnológico Nasdaq subiu 0,13% e o abrangente S&P 500 perdeu 0,03%.

A reunião do Fed "estava claramente no centro das atenções hoje", comentou nesta quarta-feira à AFP Angelo Kourkafas, da Edward Jones.

"Não houve grandes surpresas, o Federal Reserve permaneceu em compasso de espera", acrescentou o analista.

Em meio à mudança na política tarifária do governo de Donald Trump e um aumento da incerteza geopolítica, o banco central manteve suas taxas de referência entre 4,25% e 4,5%, embora continue apostando em dois cortes ainda este ano.

O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou em coletiva de imprensa que já que "a economia continua sólida", a instituição pode tomar o tempo necessário para observar o que acontece antes de reduzir as taxas de juros.

"Tomaremos decisões mais inteligentes e melhores se simplesmente esperarmos alguns meses ou o tempo que for necessário para ter uma ideia do impacto real da inflação", concluiu.

"A reação inicial [de Wall Street ao Fed] foi positiva", destacou Kourkafas.

Mas o otimismo dos investidores foi afetado pelas previsões econômicas da instituição.

O Fed espera um aumento do PIB de 1,4% este ano, frente aos 1,7% previstos em março e aos 2,1% de dezembro de 2024.

A inflação, segundo o banco central, será de 3% e não de 2,7% como previsto em março, de acordo com uma atualização de suas projeções econômicas apresentada ao fim de dois dias de reunião de seu comitê de política monetária.

Além disso, prevê um aumento do desemprego para 4,5%, em comparação com os 4,4% esperados anteriormente.

A continuidade da guerra entre Israel e Irã é outro fator que mantém o ânimo dos investidores em um nível mais baixo, segundo Kourkafas.

tmc/eb/val/mr/ad/ic

© Agence France-Presse