Topo

Ameaçados de extinção, tigres brancos nascem em parque de SP

Família de tigres brancos em parque em Cotia (SP) - Reprodução/Instagram
Família de tigres brancos em parque em Cotia (SP) Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Colaboração para o UOL, de São Paulo

18/06/2025 16h46

Três filhotes de tigres brancos nasceram num parque em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo. Eles poderão ser vistos pelo público a partir de amanhã.

O que aconteceu

Ninhada foi de duas fêmeas e um macho. Os filhotes nasceram há cerca de três meses, mas só foram anunciados ontem pelo Animália Park, no Instagram.

Eles receberam os nomes de Aruna, Asha e Ravi. Os nomes significam "aurora", "esperança" e "sol", respectivamente, em hindi, uma das línguas oficiais da Índia —país de origem da espécie.

Os pais, Indira e Radesh, também nasceram no Brasil. Os filhotes estão sendo cuidados pela fêmea, que deve ensiná-los a caçar. Depois, alguns podem optar por se afastar da mãe, pois são animais solitários.

Essa foi a primeira gestação de Indira. Nesses casos, é comum que a fêmea rejeite as crias ou não saiba cuidar. Segundo a equipe de biólogos responsáveis, a tigresa está surpreendendo a todos e mostrou-se uma "mãe superprotetora".

Tigres brancos são raros e ameaçados de extinção

Os tigres brancos são uma variação genética do tigre de bengala. Eles têm pelagem clara com listras pretas, focinho rosado e olhos azuis, devido à dominância de um gene recessivo. Já os tigres de bengala são laranjas com riscas pretas ou marrons.

Espécie é do sudeste da Ásia. Os tigres brancos são encontrados em países como Índia, Bangladesh, Paquistão, Myanmar, Butão e Nepal.

Animais estão ameaçados de extinção. Conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza, o tigre branco corre risco de desaparecer por conta da caça ilegal e destruição do seu habitat natural.