Topo

UE está preparada para aceitar tarifa única de 10% dos EUA sob condições, diz jornal

16/06/2025 09h16

(Reuters) - Os negociadores da União Europeia esperam que a oferta de aceitar tarifas de 10% sobre todas as exportações do bloco para os Estados Unidos evite a imposição de tarifas mais altas sobre carros, medicamentos e produtos eletrônicos, informou o jornal Handelsblatt nesta segunda-feira.

Citando negociadores de alto escalão da UE, o jornal disse que a oferta aos homólogos norte-americanos seria feita somente sob certas condições e não seria considerada permanente.

O Handelsblatt também disse que a UE estava, em troca, disposta a reduzir suas tarifas sobre os veículos fabricados nos EUA e, possivelmente, mudar os obstáculos técnicos ou legais para facilitar a venda de carros na Europa pelos fabricantes norte-americanos.

A UE também se ofereceu para proibir completamente as compras de gás natural russo, o que poderia criar mais demanda para os produtores norte-americanos.

A Comissão Europeia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A posição da UE decorre, em parte, da percepção de que o presidente dos EUA, Donald Trump, dependerá de algumas receitas tarifárias para financiar os cortes de impostos que planeja.

Os negociadores norte-americanos, no entanto, ainda não concordaram em limitar suas tarifas de importação de carros da UE a 10%, acrescentou o jornal.

(Reportagem de Ludwig Burger)