Topo

Fotógrafo da AFP ficou ferido em protesto em Los Angeles

16/06/2025 18h22

Um fotógrafo da Agence France-Presse se recupera nesta segunda-feira (16), após sofrer ferimentos no rosto e na perna no sábado por balas de borracha disparadas pelas forças da ordem em Los Angeles, durante manifestação contra o presidente Donald Trump.

O profissional cobria a manifestação "No Kings" ("Sem Reis", em tradução livre do inglês) na cidade californiana no sábado, quando o protesto se tornou violento e as forças de segurança intervieram para dispersar a multidão.

Ele teve que ser atendido em um hospital, do qual saiu no domingo. Explicou que tem "uma contusão, com um edema e uma hemorragia subcutânea".

"Estava cobrindo o protesto [...] a cerca de 30 metros de distância da polícia quando recebi o impacto de uma bala de borracha no meu rosto e outra no meu braço direito", lembrou, ao apontar que estava claramente identificado como jornalista.

"Estava trabalhando com duas câmeras, um capacete com adesivos da AFP e também tinha uma sinalização grande no peito que dizia 'Imprensa'", detalhou.

As autoridades não explicaram como um membro da imprensa pôde ter sido atingido por seus projéteis de borracha.

A polícia de Los Angeles explicou à AFP que deu uma ordem de dispersão depois que seus agentes "foram atacados por indivíduos que lhes jogaram pedras e garrafas".

"Após a ordem de dispersão, foram utilizadas munições não letais para desocupar a área dos que se recusaram a obedecer e deixar o local", diz a nota.

O escritório do xerife do condado de Los Angeles, que também atuava na segurança durante o protesto, disse que as gravações do incidente estão sendo revisadas, mas acrescentou que "não está claro" se seu pessoal "esteve envolvido" ou não.

"O LASD [escritório do xerife] não aprova nenhuma ação que aponte intencionalmente contra membros da imprensa", frisou.

A marcha "No Kings" reuniu centenas de milhares de pessoas no sábado em todos os Estados Unidos, incluindo vários milhares em Los Angeles.

Os protestos contra a política migratória de Donald Trump acontecem diariamente na metrópole californiana desde 6 de junho. A maioria tem sido pacífica e se concentra em uma pequena região da cidade, mas, em algumas ocasiões terminam em violência.

Vários repórteres ficaram feridos durante essas manifestações em Los Angeles.

Um fotógrafo britânico teve que passar por cirurgia após ser atingido por um projétil não letal durante um confronto entre as forças da ordem e manifestantes em 7 de junho, segundo o jornal The Guardian.

Em 8 de junho, uma repórter australiana foi atingida por uma bala de borracha na perna enquanto informava ao vivo pela televisão. Também nesse dia, o jornal New York Post disse que seu fotógrafo recebeu um disparo na cabeça com uma bala de borracha durante os enfrentamentos.

bur-st-rfo/bpe/mr/val/ad/atm/rpr

© Agence France-Presse