Topo
Notícias

Alcolumbre diz que sessão para definir CPMI do INSS será em 17 de junho

Davi Alcolumbre, no plenário do Senado - Pedro Gontijo / Presidência Senado
Davi Alcolumbre, no plenário do Senado Imagem: Pedro Gontijo / Presidência Senado
do UOL

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

22/05/2025 16h16Atualizada em 22/05/2025 16h34

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou hoje que lerá o requerimento de instalação da CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar fraudes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apenas em junho.

O que aconteceu

Alcolumbre negou a realização de uma sessão apenas para ler o requerimento. "O que ocorre concretamente é que não vou fazer uma sessão do Congresso Nacional para fazer a leitura de um requerimento de uma CPMI. Não devo fazer."

Ele afirmou que a pauta da sessão do Senado da próxima semana será publicada amanhã, sem o requerimento. "Não irei publicar uma sessão do Congresso para ler um requerimento. Mas vou publicar amanhã a pauta da sessão do Senado da próxima semana."

Leitura do requerimento seria em 24 de junho, mas semana das festividades de São João poderia atrapalhar senadores. "A previsão, primeiro, era fazermos no dia 24 de junho. Mas teríamos um novo problema, porque essa semana é a festividade de São João."

No início de maio, a oposição protocolou no Congresso um pedido de CPMI para investigar fraudes no INSS na gestão Lula. A proposta foi assinada por pelo menos 36 senadores e 223 deputados federais. Ainda não há prazo, no entanto, para instalação do colegiado.

Um dos que assinaram foi o senador Fabiano Contarato (PT), aliado do presidente Lula (PT). Nos bastidores, o Planalto não escondeu o descontentamento e reclamou que nada foi combinado com "este lado da rua", segundo apuração feita pela reportagem do UOL.

Notícias