Comissão de Ética barra ida de aliada de Janja para agência de influencers

A CEP (Comissão de Ética Pública) da Presidência vetou a ida da ex-secretária de Estratégia e Redes para a agência de influenciadores Mynd8 por conflito de interesses.
O que aconteceu
Braço direito da primeira-dama Janja da Silva, Brunna Rosa comandava toda a estratégia de política digital do governo Lula (PT). Ela foi demitida em janeiro, quando o ministro Sidônio Palmeira assumiu a Secom (Secretaria de Comunicação).
Brunna pretendia assumir a área de Política da Mynd8. A empresa agencia diversos influenciadores que têm participado cada vez mais do meio político, muitos deles levados ou incentivados pela primeira-dama, em um contato que muitas vezes cabia à ex-secretária desde a campanha presidencial de Lula, em 2022.
A CEP considerou que os exercício de Brunna na Secom e a proposta incorriam em conflito de interesses. "Verifica-se uma aproximação tangível e sensível entre as atribuições desempenhadas pela consulente [Brunna] no cargo público e as atividades específicas da empresa privada", diz o relatório, divulgado em 28 de abril.
A convergência entre as áreas de competência exercidas no cargo público, o vínculo direto com a Secom e demais entidades do setor, bem como a posição de liderança proposta na empresa Mynd8 -- voltada à gestão de influenciadores e ao desenvolvimento de campanhas digitais para agentes políticos -- traduzem, de forma inequívoca, a configuração de um relevante conflito de interesses.
Relatório da CEP
A comissão estabeleceu uma quarentena de seis meses, contados a partir de 23 de fevereiro, quando ela recebeu a proposta. "A consulente não está dispensada de cumprir a determinação de, a qualquer tempo, não divulgar ou usar informação privilegiada a que teve acesso em razão das atividades públicas exercidas", diz a decisão. Se ela quiser participar de outra empresa, terá de fazer outra solicitação.
A Mynd8 é a principal agência de influenciadores do país. A lista de assessorados vai de artistas como Luísa Sonza, Xamã e Pabllo Vittar a sucessos da internet como Camila de Lucas, Mari Maria e Pequena Lo, além de páginas de fofoca.