Topo
Notícias

Tempestades matam 28 e deixam 7 milhões em risco nos EUA

Tornado avistado pela See Nature"s Fury - Divulgação See Nature"s
Tornado avistado pela See Nature's Fury Imagem: Divulgação See Nature's
do UOL

Lucas Janone

Colaboração UOL, no Rio de Janeiro

20/05/2025 15h38Atualizada em 20/05/2025 19h28

Ao menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas nos Estados Unidos após fortes tempestades atingirem o centro e o leste do país.

O que aconteceu

Mortes foram registradas em três estados: 19 no Kentucky, sete no Missouri e duas na Virginia. Os dados foram divulgados oficialmente pelas autoridades locais e compilados pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). De acordo com informações oficiais, foram registrados mais de 1,5 mil relatos de rajadas de vento, granizo e chuvas 'devastadoras' desde a última quarta-feira.

Mais de sete milhões de pessoas continuam sob risco devido aos tornados. Os ventos e tempestades continuam se deslocando para o leste, ameaçando regiões dos vales do Mississippi, Ohio e Tennessee.

Autoridades mantêm alerta máximo, monitorando a evolução das condições climáticas para tentar minimizar novos danos e vítimas. A previsão é que o cenário adverso permaneça para os próximos dias.

Árvore bloqueia rua de St. Louis, no Missouri, cidade atingida por tornado. - Lawrence Bryant/Reuters - Lawrence Bryant/Reuters
Árvore bloqueia rua de St. Louis, no Missouri, cidade atingida por tornado.
Imagem: Lawrence Bryant/Reuters

Na sexta-feira, um tornado atingiu o Condado de Williamson, em Illinois, e feriu pelo menos sete pessoas. Já no domingo, dois alertas se transformaram em emergências de tornado "grandes e destrutivas" em Greensburg e Plevna, Kansas.

Moradores fazem buscas em meio aos estragos causados ??pelo tornado no Kentucky. - Laurel County Fiscal Court / AFP - Laurel County Fiscal Court / AFP
Moradores fazem buscas em meio aos estragos causados pelo tornado no Kentucky.
Imagem: Laurel County Fiscal Court / AFP

O governador do Missouri, Mike Kehoe, pediu, na rede social, que as pessoas evitem áreas danificadas. O objetivo é que os socorristas possam ajudar as pessoas que precisam de assistência e para que as equipes de obras públicas possam limpar os escombros. Já o governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou que busca por abrigos coletivos para acomodar aqueles que perderam suas moradias.

(Com AFP, The New York Times e Washington Post)

Notícias