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Por que Neymar está montando nova coleção de carrões após deixar Arábia

Neymar, que já tinha coleção milionária de carros de luxo na Arábia Saudita, comprou recentemente um Porsche 911 GT3 RS avaliado em cerca de R$ 4 milhões - Lucas Cherubini/Reprodução
Neymar, que já tinha coleção milionária de carros de luxo na Arábia Saudita, comprou recentemente um Porsche 911 GT3 RS avaliado em cerca de R$ 4 milhões Imagem: Lucas Cherubini/Reprodução
do UOL

Eduardo Passos e Alessandro Reis

Colaboração para o UOL e do UOL, em São Paulo (SP)

20/05/2025 05h30Atualizada em 20/05/2025 11h56

Neymar virou notícia nos últimos dias ao adquirir pelo menos dois carros de luxo com preços milionários.

O atacante do Santos comprou recentemente um Porsche 911 GT3 RS, esportivo que tem fila de espera e custa cerca de R$ 4 milhões, e uma Ferrari Purosangue - SUV de alta performance com preço médio de R$ 7,7 milhões, segundo a Tabela Fipe.

As aquisições milionárias compõem uma espécie de nova coleção de carrões do atleta, pois Neymar não conseguiu trazer ao Brasil a "frota" de veículos de alto padrão que mantinha na Arábia Saudita, onde até alguns meses atrás atuava pela equipe Al-Hilal.

Por que Neymar deixou no Oriente Médio máquinas de marcas como a própria Ferrari, além de Lamborghini, Bentley e Aston Martin?

Isso acontece porque desde 1993 é proibida a importação de veículos usados no Brasil. A única exceção ampla à regra vale para os carros de coleção, que precisam ter, no mínimo, 30 anos de fabricados e não parecem os favoritos do atacante.

Neymar Rolls-Royce - Instagram - Instagram
No ano passado, atacante se permitiu comprar um Rolls-Royce Ghost como presente de aniversário
Imagem: Instagram

A frota pública de Neymar ganhou um integrante de destaque no ano passado, quando ele adquiriu um Rolls-Royce Ghost de segunda geração. Avaliado em cerca de R$ 2 milhões, o modelo foi lançado só em 2020. Segundo o jornal The Sun, a transferência do PSG para o Al-Hilal incluiu três carros exclusivos para o jogador, além de quatro Merrcedes-Benz Classe G para seu estafe.

Os carros de Neymar na Arábia Saudita

Bentley Continental GT Speed Convertible - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bentley Continental GT

Outro supercarro inglês de Neymar é o Bentley Continental GT, que se destaca por usar um W12 6.0 biturbo que, desde o ano passado, vem junto a conjunto híbrido que totaliza 782 cv e 102,0 kgfm. A depender dos incrementos, seu preço pode ir além dos R$ 4 milhões.

Aston Martin DBX 707 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Aston Martin DBX

O Aston Martin DBX é o primeiro SUV da marca, também inglesa. Seu uso mais conhecido é como carro médico nas corridas da Fórmula 1. Para dar conta do ritmo, o motor V8 4.0 feito pela Mercedes foi incrementado e atinge até 707 cv, sem uso de eletrificação. Essa é a potência do Aston Martin DBX 707, que chega aos 310 km/h e custa cerca de R$ 3,5 milhões.

Lamborghini Huracán - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lamborghini Huracán

Carro mais extremo da coleção, o Lamborghini Huracán de Neymar usa uma versão aprimorada do motor V10 5.2 do Gallardo, que rende até 640 cv e atinge os 325 km/h.

Com motor central, tração nas quatro rodas e auxílios eletrônicos, o Huracán está entre o mais próximo de um carro de corrida permitido nas ruas. Seu preço é de mais de R$ 5 milhões.

Mercedes-Benz Classe G - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quatro unidades do Mercedes-Benz Classe G

O Mercedes-Benz Classe G virou um ícone dos carros de luxo, e Neymar ganhou quatro unidades para distribuir entre pessoas próximas na Arábia.

Sua versão mais popular e mais cara, o Mercedes-AMG G 63, pesa 2,6 toneladas, mas vai de 0 a 100 km/h em 4,4 s graças ao motor V8 4.0 de 585 cv. No Brasil, uma unidade do G 63 sem opcionais custa R$ 1.989.900.

Como importar um carro usado no Brasil

Segundo a portaria 249/2023, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o principal caso de importação de carros usados deve ser para fins culturais e de coleção. Nesse caso, a norma ainda permite que, além dos veículos, sejam importadas as peças necessárias para a manutenção.

Outro caso previsto no texto vale para brasileiros com deficiência, que podem trazer seus veículos adaptados caso tenham morado fora e estejam retornando. Além disso, os servidores e empregados públicos que retornem de missão no exterior podem fazer o mesmo, desde que certos requisitos se cumpram.

O principal deles é que, no país de atuação do servidor brasileiro, seja "proibida a venda dos automóveis em condições de livre concorrência". É uma condição rara, que se aplica a países com forte tutela estatal na economia, como a Coreia do Norte.

Neymar posa em frente ao carro da Red Bull antes do Grande Prêmio da Espanha - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
No caso dos carros de Fórmula 1, permite-se a entrada temporária com fins esportivos
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Com exceção dos diplomatas, é necessário que o brasileiro esteja em missão no estrangeiro há pelo menos dois anos. O carro deve ter sido comprado e licenciado no país em questão e deve estar registrado no nome da pessoa há pelo menos 180 dias. Por fim, é obrigatório que o agente público tenha sido mandado de volta ao Brasil não por pedido próprio, mas por ordens superiores.

O Santos diz que o contrato com Neymar tem duração de seis meses, de modo que, ainda em 2025, o astro terá chance de desfilar sua frota internacional aqui. Isso porque, caso decida jogar no exterior após sua passagem no futebol nacional, Neymar passará a retornar ao Brasil na condição de visitante.

Nesse caso, é permitido que um veículo seja trazido por até 90 dias mas, caso Neymar não chegue à fronteira no volante, a burocracia de importação e desembaraço pode fazer disso uma má ideia.

Ouça o podcast "Neymar", publicado às terças no canal de YouTube do UOL Prime e em todas as plataformas de podcasts (Spotify, Apple Podcasts e Deezer) e às quartas no YouTube de UOL Esporte.

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