Topo
Notícias

Jornal francês Libération publica perfil de Wagner Moura: "o ator mais legal do mundo"

19/05/2025 15h35

Simpático, descontraído, divertido: o jornal francês Libération não poupa elogios ao ator baiano Wagner Moura. Presente em Cannes para a estreia do longa "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, o artista conquistou a crítica do diário progressista com sua simplicidade e informalidade.

Simpático, descontraído, divertido: o jornal francês Libération não poupa elogios ao ator baiano Wagner Moura. Presente em Cannes para a estreia do longa "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, o artista conquistou a crítica do diário progressista com sua simplicidade e informalidade.

Para o jornalista Lelo Jimmy Batista, encontrar "pessoas muito legais" no Festival de Cinema de Cannes é algo raro. Por isso, a entrevista com Wagner Moura foi surpreendente: "ele te apresenta a sua esposa, faz fotos com você e te trata como se você fosse um velho amigo", descreve o repórter. "Sorridente e descontraído", o jeito adolescente do baiano lhe confere "algo leve e eletrizante ao mesmo tempo", diz o texto. 

Ao Libé, Moura relembrou as aulas de teatro, aos 15 anos, atividade à qual o tímido adolescente começa a se dedicar para fazer amigos. Apesar de pequenos papéis na televisão, no início da vida adulta, nos anos 1990, o ator lembra que apostou no jornalismo, chegando a ser contratado por uma filial da Rede Globo.

Sobre sua relação com Kleber Mendonça Filho, Moura conta ao diário que os dois se conheceram em Cannes, quando o cineasta era crítico de cinema. Mas foi durante o governo de Jair Bolsonaro que ambos se aproximaram. "O país estava mergulhando no fascismo. A política nos aproximou. Queríamos reagir, lutar. Foi então que começamos a considerar trabalhar juntos", diz o ator ao Libé.

Hoje Wagner Moura é "um ator de renome internacional", resume o jornal francês, enumerando grandes sucessos brasileiros como "Tropa de Elite", de José Padilha, e "Guerra Civil", de Alex Garland, além da série "Narcos", em que interpretou Pablo Escobar. "O Agente Secreto", que disputa a Palma de Ouro em Cannes, marca também o retorno do ator baiano ao cinema nacional, depois de 10 anos. 

O texto também revela hobbies e preferências de Moura, como a prática de jiu-jitsu, de meditação transcendental e sua admiração por Caetano Veloso. Mas a maior surpresa do jornalista é com os elogios do artista aos atores-mirins com quem contracena no novo longa de Louis Leterrier. "As crianças são alucinantes. Todos os dias eu olho para eles e me pergunto como eu poderia ser tão bom como eles?", diz Moura. 

A humildade e leveza do brasileiro convenceram de vez a crítica do diário. "O ator mais elegantemente legal do mundo está na cidade", conclui o texto.

Notícias