Topo
Notícias

"O Agente Secreto" estreia no Festival de Cannes na disputa pela Palma de Ouro

18/05/2025 09h35

"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, é um dos filmes mais aguardados da competição oficial do Festival de Cannes. O longa de Kleber Mendonça Filho estreia neste domingo (18), na disputa pela Palma de Ouro. 

A equipe de "O Agente Secreto" passa pelo tapete vermelho de Cannes no final da tarde deste domingo. O filme, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, é protagonizado por Wagner Moura e traz ainda no elenco o ator alemão Udo Kier e Maria Fernanda Cândido.  

O longa brasileiro é um dos filmes mais aguardados da competição oficial. A crítica internacional, como revista Vanity Fair destaca uma poderosa combinação de thriller político, memória pessoal e elementos surreais 

"O Agente Secreto" se passa em Recife em 1977 e explora as tensões políticas da época da Ditadura Militar Brasileira. Essa é a primeira colaboração entre Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura. Em entrevista à RFI em Cannes, o cineasta pernambucano, diz que fez uma crônica de uma época. 

"É uma crônica em longa-metragem de um momento da história do Brasil que eu pessoalmente ainda lembro porque eu era uma criança, mas ao mesmo tempo, eu acho que tem muita pesquisa histórica", afirma. O cineasta acredita que o filme fala de "resistência" porque mantém o "olhar na realidade". 

Para Wagner Moura, foi "libertador" voltar a atuar em português. Ele ficou muito feliz nas filmagens e com essa colaboração inédita com Kleber Mendonça. Segundo o ator, "Agente Secreto" é um filme "absolutamente brasileiro". 

Terceira participação na disputa pela Palma de Ouro 

"O Agente Secreto" marca a terceira participação de Kleber Mendonça Filho na disputa pela Palma de Ouro, após Aquarius (2016) e Bacurau (2019), e a quarta na seleção oficial. Em 2022, o cineasta pernambucano apresentou na "Sessão Especial", fora da competição, "Retratos Fantasmas".  

A seleção de "O Agente Secreto" reforça a presença e o prestígio do cinema brasileiro no cenário internacional, depois do Oscar historico de "Ainda Estou Aqui", que também aborda o tema da ditadura. Além disso, o Brasil é o convidado de honra do Marché du Film, o maior evento da indústria cinematográfica internacional que acontece paralelamente ao Festival de Cannes.  

Wes Anderson 

O segundo filme a estrear na disputa pela Palma de Ouro é "The Phoenician Scheme" (O esquema fenício") de Wes Anderson. Como em todos os seus outros filmes, o longa do diretor americano é protagonizado por grandes nomes do cinema mundial como Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Tom Hanks, Mathieu Amalric e Scarlett Johansson. 

Wes Anderson volta à competição de Cannes com uma história de espionagem cômica que se passa nos anos 1959. "The Phoenician Scheme" acompanha a vida rocambolesca de uma família e de uma empresa familiar. 

O 78° Festival Internacional do Filme de Cannes termina no sábado, 24 de maio, quando os vencedores serão revelados.  

Notícias