Topo
Notícias

Lady Gaga não apoiou Bolsonaro, nem Moraes deu 48 horas para explicação

18.mai.2025 - Roupa verde e amarela foi homenagem ao Brasil; Lady Gaga não citou Bolsonaro - Arte/UOL Confere sobre reprodução/Instagram
18.mai.2025 - Roupa verde e amarela foi homenagem ao Brasil; Lady Gaga não citou Bolsonaro Imagem: Arte/UOL Confere sobre reprodução/Instagram
do UOL

Nathália Moreira

Do UOL, em São Paulo

18/05/2025 15h33

É falso que a cantora Lady Gaga tenha manifestado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante seu show em Copacabana e que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tenha dado 48 horas para a cantora norte-americana se explicar.

Lady Gaga não citou Bolsonaro em nenhum momento de sua apresentação nem durante sua passagem pelo Brasil. Além disso, não existe nenhuma determinação de Moraes que cite a cantora.

O que diz o post

Uma publicação traz momentos do show de Lady Gaga no Brasil. "Xandão deu 48 horas para Lady Gaga explicar pq estava atacando a democracia usando verde e amarelo", diz texto que acompanha a imagem.

Em outro post, com um vídeo da apresentação, a cantora está de amarelo e os dançarinos usam camisas do Brasil. "Alexandre de Moraes deu 48 horas para Lady Gaga explicar o suposto apoio ao Bolsonaro em show no Brasil", afirma a postagem.

Por que é falso

Não existe nenhuma ação no STF que cite Lady Gaga. Uma busca no sistema da corte por Stefani Joanne Angelina Germanotta, nome de batismo da cantora, não trouxe nenhum processo (aqui). Em nota, a assessoria de imprensa do Supremo disse que a "informação não procede".

Lady Gaga não deu declaração de apoio a Bolsonaro. As imagens que circulam nos posts desinformativos mostram parte da performance musical da artista com trajes com a cor da bandeira do Brasil, como é comum nos shows dela em homenagem aos países onde se apresenta. Em nenhum momento da apresentação ela citou Bolsonaro, como é possível observar na íntegra (aqui).

Presença de Lady Gaga no Brasil foi marcada por desinformação nas redes sociais. O UOL Confere checou outros conteúdos sobre o show (aqui e aqui), assim como outros veículos (aqui, aqui, aqui). O fato de ela ter usado roupas com as cores da bandeira nacional foi falsamente associado a um suposto apoio a Bolsonaro. Mas ela abriu a apresentação com um vestido vermelho (aqui)

Lady Gaga tem histórico de apoiar democratas. A cantora se apresentou na posse de Joe Biden cantando o Hino Nacional dos Estados Unidos em 2021. Durante as eleições de 2020, ela declarou apoio ao democrata. "Estou votando pela América, isto é, estou votando em Joe Biden", disse a cantora em vídeo publicado no X em outubro de 2020. Em 2023, Lady Gaga foi convidada por Biden para ser co-presidente do Comitê Presidencial de Artes dos EUA (aqui). O Comitê foi dissolvido pelo presidente Donald Trump este ano (aqui, em inglês).

Apoio a Harris. Em 2024, Lady Gaga declarou apoio a Kamala Haris em vídeo nas redes sociais. Ela também participou de evento de campanha da democrata (confira aqui e aqui, em inglês).

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 12 mil curtidas.

Este conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Notícias