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Carro na sala? 'Decoração' de apês no prédio mais alto da Terra racha redes

Acesso de carro a apartamentos chamados de "mansões suspensas" será por elevador privativo - FG/Divulgação
Acesso de carro a apartamentos chamados de "mansões suspensas" será por elevador privativo Imagem: FG/Divulgação
do UOL

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)

18/05/2025 05h30

Moradores de 18 apartamentos do Senna Tower vão poder colocar um de seus carros no meio da sala com um elevador próprio. A FG, incorporadora responsável pela obra, diz que a ideia é criar uma aproximação com automobilismo e "integrar o carro à decoração", diz trecho do material de vendas distribuído no final do lançamento do empreendimento, no último sábado (10).

Mas o "living garagem" não caiu no gosto de muita gente. "Um carro dentro do apartamento? Tô fora!", disse um homem em uma publicação de um corretor de imóveis famoso na cidade.

O que aconteceu

Elevador para carros irá até "mansões suspensas". Essas unidades ficam entre o 13º ao 21º pavimentos do prédio - ou seja, mais próximos da base do Senna Tower. Ao todo são 18 "mansões suspensas", e metade delas já teria sido negociada até o dia 10 de maio, conforme Jean Graciola, presidente da FG. Esses apartamentos têm entre 420 a 563 metros quadrados e possuem piscina em cada unidade.

Será possível transportar carros de até 3 mil kg, segundo a FG. A McLaren Senna - usada no material de vendas do empreendimento - pesa 1.198 kg. O fabricante do elevador e os custos de implantação não foram divulgados pela FG.

Imagem presente em material de divulgação da FG mostra carro no meio da sala em um dos apartamentos do Senna Tower - FG/Divulgação - FG/Divulgação
Imagem presente em material de divulgação da FG mostra carro no meio da sala em um dos apartamentos do Senna Tower
Imagem: FG/Divulgação

Ideia é "integrar carro à decoração". "Além de proporcionar praticidade, essa inovação permite integrar o carro à decoração, transformando-o em um verdadeiro destaque no ambiente", diz trecho do material de vendas. A engenheira responsável pela obra, Stéphane Domeneghini, observa que a proposta é remeter ao automobilismo, já que o prédio é assinado com o nome do piloto. "Foi um item pensado naqueles clientes que querem ter um carro de colecionador e trazer para dentro do apartamento", explicou a engenheira para um grupo de jornalistas durante visita ao apartamento decorado.

Planta baixa mostra carro no meio de sala de uma das unidades do Senna Tower - Hygino Vasconcellos/Colaboração para o UOL - Hygino Vasconcellos/Colaboração para o UOL
Planta baixa mostra carro no meio de sala de uma das unidades do Senna Tower
Imagem: Hygino Vasconcellos/Colaboração para o UOL

"Foi um dos itens mais difíceis do projeto", diz engenheira responsável pela obra. Domeneghini classifica o elevador para carros como "muito complexo". Tanto que o condutor não poderá entrar no elevador durante o transporte do veículo, serviço que deve ser feito por um profissional específico. "É altamente arriscado", afirma.

Stéphane Domeneghini, engenheira responsável pelo Senna Tower - Hygino Vasconcellos - Hygino Vasconcellos
Stéphane Domeneghini, engenheira responsável pelo Senna Tower
Imagem: Hygino Vasconcellos

O elevador de carros é um dos itens mais difíceis do projeto. É muito complexo porque você tem que ter um cuidado de como você conduz, se você permite o condutor ou não. Se você permitir, como faz a extração de CO2, que, caso o carro esteja ligado, ele está lá dentro, como você previne que aconteça um problema grave. Porque você imagina, o escapamento está ligado, pode acontecer problemas gravíssimos.
Stéphane Domeneghini, engenheira responsável pela obra

Carro na sala divide opiniões nas redes sociais. Após a festa de lançamento, um corretor famoso na cidade postou um vídeo folheando o material de divulgação e comentando que o "grande diferencial" de algumas unidades do Senna Tower é a presença do carro dentro do apartamento. Entre os comentários, algumas pessoas mostraram descontentamento. "Maravilhoso o cheiro de fumaça todo o dia", disse um homem. "Um carro dentro do apartamento? Tô fora! Imagina uma Ferrari com aquele motorzinho silencioso sendo ligado logo pela manhã, enquanto outras pessoas estão dormindo dentro da casa... sem falar da poluição do monóxido de carbono saindo direto na sala.... lugar de carro é na garagem", comentou outro homem.

Instalação de elevador para carros até o apartamento é "bastante incomum", diz fabricante. Sergio Wriedt, diretor de novas instalações da fabricante de elevadores Atlas Schindler, observa que o elevador para carros é considerado um "nicho bem específico". Segundo ele, o equipamento é normalmente utilizado em duas situações: por falta de espaço ou por diferenciação associada ao alto luxo. "São nesses casos que se costuma colocar o elevador para levar o carro até o apartamento das pessoas. Em Goiânia, a gente tem um prédio icônico com quase 40 paradas que o elevador deixa o carro na sala. Está muito ligado a diferenciar o empreendimento", observa.

Sistemas de elevador para carros são diferentes do modelo para passageiros. O painel de controle, por exemplo, não fica na parede do elevador, mas num totem ou coluna, no qual o andar é informado antes do acesso. "Por que você imagina: você vai ter que descer do carro e ir lá e apertar o botão. E depois voltar correndo para pegar o carro. É comum, lá dentro do elevador, ter biometria para liberar o acesso ao apartamento, por segurança", explica o diretor de novas instalações da Atlas Schindler.

O sistema de carregamento é especial, se não você entra no elevador, põe inicialmente 50% do peso de 3 toneladas, por exemplo, o que vai acontecer? O elevador comum, ao se entrar com as duas rodas, afunda na mesma hora. Os freios não são travados de uma forma que permita esse carregamento. Sergio Wriedt, diretor de novas instalações da fabricante de elevadores Atlas Schindler

Maneira como elevador para carros vai ser utilizado é uma "questão operacional" que cabe ao condomínio. "Eu entendo a preocupação deles (da FG), faz sentido, não é uma observação nada absurda. Qualquer pessoa sabe que se ficar preso na garagem e ligar o motor e deixar lá, é super perigoso. A preocupação eu consigo entender, é legítima", diz Wriedt.

Construtora retira "elevador delivery" de projeto. No material de vendas também consta a presença de "elevador delivery" para moradores até pelo menos o 131º pavimento, mas sem dar detalhes. Porém, a FG informou ao UOL Economia que o item foi retirado do projeto do Senna Tower. Questionada sobre os motivos para a decisão, a construtora afirmou à reportagem que se deve a "adequação de projeto com foco na usabilidade".

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