Topo
Notícias

Prefeituras do ABC Paulista fecham acordo para GCMs atuarem integradas

GCMs poderão também compartilhar informação de sistema de segurança - Jorge Araújo/Folhapress
GCMs poderão também compartilhar informação de sistema de segurança Imagem: Jorge Araújo/Folhapress
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/05/2025 16h14

Um convênio firmado esta semana entre sete prefeituras do ABC Paulista autorizou que as GCMs (Guardas Civis Municipais) atuem de forma integrada nas cidades.

O que aconteceu

Na prática, os agentes poderão atuar em municípios diferentes daqueles a que estão vinculados. A GCM deve, segundo o consórcio, avisar previamente o secretário de Segurança Urbana do município sobre a operação ou qualquer atuação que deva ser realizada.

A capital paulista não faz parte do convênio, mas deve apoiar com treinamentos. O acordo foi assinado pelas prefeituras de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, juntas, as cidades somam uma população de aproximadamente 2,7 milhões de pessoas.

"O termo de cooperação também prevê a realização de operações conjuntas em áreas de divisas", afirma o consórcio. Além disso, as administrações municipais poderão compartilhar dados e informações para "atuação preventiva e repressiva", isso inclui vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento.

As prefeituras também poderão compartilhar o plano e treinamento dos agentes municipais. "O objetivo é unir esforços entre as GCMs e as polícias Civil e Militar para redução dos índices criminais na região. Isso só será possível por meio deste termo de cooperação técnica que foi assinado, para que possamos entregar maior sensação de segurança à população do Grande ABC", disse o presidente do Consórcio ABC, Marcelo Lima (Podemos), que é prefeito de São Bernardo.

Prefeitos têm apostado na segurança pública, mesmo o tema sendo de maior atribuição do estado, que é responsável pelas polícias. Um dos movimentos feitos por diferentes gestões foi a tentativa de trocar o nome da GCM para Polícia Municipal. A decisão foi barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Prefeitos do ABC Paulista assinaram acordo para GCM atuar de forma integrada - Divulgação - Divulgação
Prefeitos do ABC Paulista assinaram acordo para GCM atuar de forma integrada
Imagem: Divulgação

Notícias