Topo
Notícias

Mais de 20 mortos por fortes tornados nos EUA

17/05/2025 12h38

Mais de 20 pessoas morreram em tornados que atingiram os estados do Missouri e Kentucky, no centro-sul dos Estados Unidos, informaram autoridades neste sábado(17), relatando danos significativos e prevendo que o número de mortos aumentará. 

Várias cidades da região, incluindo a populosa Saint Louis, avaliavam neste sábado a extensão dos danos e organizavam o resgate dos afetados. 

O governador do Kentucky, Andy Beshear, anunciou em sua conta nas redes sociais que pelo menos 14 pessoas morreram nas tempestades de sexta-feira à noite, 12 delas no Condado de Laurel. 

"Infelizmente, é esperado que esse número aumente à medida que recebermos mais informações", acrescentou. 

Na pequena cidade de London, Jamie Burns estava indo dormir pouco antes da meia-noite de sexta-feira quando uma mensagem de texto a alertou para a aproximação de um tornado. 

"Estava claro como o dia", disse à AFP por telefone. 

Ela rapidamente decidiu ir com o marido e o filho, para a casa da irmã, a algumas centenas de metros de distância, que "tem uma casa de tijolos com porão". 

"Estava cheia de gente. Muitos de nós moramos em casas pré-fabricadas que não são resistentes a tornados, então muitas famílias estavam lá para se proteger", disse. 

Depois de contar dois tornados, os Burns voltaram para casa. 

Sua casa, "graças a Deus", ainda estava de pé. Mas quando acordaram neste sábado, descobriram que prédios "que estavam lá há mais de 30 anos haviam sido derrubados", disse Jamie Burns. 

Imagens de drones publicadas pela imprensa local mostraram cenas de devastação em London, com casas em ruínas e árvores com seus galhos completamente arrancados. 

O leste do Kentucky, uma área conhecida pela mineração de carvão, é uma das regiões mais pobres do país.

- Saint Louis "de luto" -

No estado vizinho do Missouri, as autoridades confirmaram sete mortes, cinco delas em Saint Louis. 

"As operações de busca continuaram na manhã deste sábado", disse Mike O'Connell, diretor de comunicações do serviços de segurança pública do Missouri, alertando que condições climáticas severas são esperadas novamente na noite de domingo. 

A prefeita de Saint Louis, Cara Spencer, mencionou uma "devastação realmente terrível" em sua cidade de quase 280.000 habitantes. Mais de 5.000 construções foram afetadas por esta tempestade, "uma das piores da história" da cidade, disse em entrevista coletiva neste sábado. 

O governador do Missouri, Mike Kehoe, disse na mesma conferência que seu gabinete estava em contato com a Casa Branca para mantê-la informada sobre a evolução da situação.

- Cortes orçamentários -

Mais de 155.000 casas e empresas em Kentucky e Missouri permaneciam sem energia até às 14h GMT (11h em Brasília), segundo o site poweroutage.us. 

Em 2024, acidentes relacionados a tornados causaram 54 mortes nos Estados Unidos, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). 

A NOAA, agência federal responsável por descrever e prever alterações meteorológicas, demitiu recentemente quase 20% de sua equipe no âmbito dos cortes de gastos públicos do governo Trump. 

A Casa Branca também pretende fazer cortes substanciais no orçamento operacional da agência. 

A falta de pessoal forçou alguns escritórios locais a suspender seus serviços permanentes de monitoramento climático, informou o The Washington Post na quarta-feira. 

O ex-diretor da NOAA, Rick Spinrad, expressou preocupação em uma entrevista à AFP em meados de março sobre o impacto das demissões nas previsões meteorológicas. 

"Estamos entrando na temporada de tornados no centro e sudeste dos Estados Unidos. À medida que perdemos técnicos, a manutenção e a operação de satélites e radares (que preveem sua ocorrência) se tornam mais difíceis", disse.

rle/ube/dg/ad/jc

© Agence France-Presse

Notícias