Topo
Notícias

'A gente não ganha nenhuma com o Moraes', diz Bolsonaro sobre processos

do UOL

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

14/05/2025 11h20Atualizada em 14/05/2025 14h49

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se queixou hoje em entrevista ao UOL do que chamou de "gana persecutória" do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O que aconteceu

Bolsonaro disse que o ministro parece ter "uma coisa mais pessoal" contra ele. "Não consigo entender por que essa gana persecutória por parte dele. A gente não ganha nenhuma contra o Alexandre de Moraes. Um recurso, por mais óbvio que seja... a gente não ganha nada."

Para o ex-presidente, o ministro, que é relator da ação sobre a trama golpista, está pulando etapas do processo. "Ele está ali comendo etapas para ver se o julgamento acontece em agosto, setembro. Se sou tão culpado assim, por que não seguir o devido processo legal?", questionou.

Não é verdade que Moraes tenha rejeitado todos os pedidos de Bolsonaro. Recentemente, o ministro liberou o acesso do ex-presidente a todas as provas do processo e listou as testemunhas que serão ouvidas na ação penal, indicadas pelos advogados de Bolsonaro. Moraes também já havia autorizado que ele se encontrasse com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Em março deste ano, Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e organização criminosa armada. Agora, uma ação penal é instalada, processo em que há audiência de testemunhas e produção de provas. Só ao final dessa etapa é que o ex-presidente pode ser culpado ou absolvido.

Caso receba a pena máxima por todos os crimes, Bolsonaro poderia ficar preso por até 40 anos. Somadas, as penas chegam a 46 anos, mas o tempo máximo de prisão no Brasil é de 40 anos.

* Participam desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Anna Satie, Bruno Luiz, Fabíola Perez e Laila Nery, do UOL, em São Paulo, e Felipe Pereira e Lucas Borges Teixeira, do UOL, em Brasília

Notícias