Governo alemão deve ter acordo sobre orçamento de 2026 em julho, diz ministro das Finanças
Por Maria Martinez
BERLIM (Reuters) - O projeto de orçamento da Alemanha para 2026 deve ser aprovado pelo gabinete do governo em julho e as discussões sobre ele devem começar no Parlamento em setembro, disse o ministro das Finanças, Lars Klingbeil, nesta quarta-feira.
O orçamento para 2025 também deve ser discutido no Parlamento após a pausa de verão (no Hemisfério Norte). Para cumprir essa meta, o ministro pretende ter um projeto de orçamento pronto em junho, que poderá ser aprovado pelo gabinete em 25 de junho.
Depois que a coalizão do ex-chanceler Olaf Scholz entrou em colapso em novembro, não houve tempo para aprovar o orçamento de 2025. Portanto, a Alemanha tem tido um orçamento provisório desde o início do ano.
Klingbeil acrescentou que deseja criar uma comissão de especialistas para reformar o "freio da dívida" do país o mais rápido possível. Uma reforma foi prometida até o final de 2025.
O governo incluiu em seu acordo de coalizão a criação de uma comissão de especialistas com a participação do Parlamento e dos Estados para desenvolver uma proposta de modernização do "freio da dívida", que restringe os empréstimos públicos a 0,35% do Produto Interno Bruto (PIB).
O governo também está finalizando a legislação para um fundo de investimento de 500 bilhões de euros em infraestrutura, disse Klingbeil, que foi aprovado pelo Parlamento em março como parte de um aumento maciço de gastos.