Topo
Notícias

Putin não participará das negociações com Ucrânia; equipe russa inclui negociadores experientes

14/05/2025 17h49

(Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a composição, na noite desta quarta-feira, de uma delegação de negociadores experientes para conduzir conversas diretas com a Ucrânia a fim de resolver a guerra em curso, embora as conversas não incluam o próprio líder do Kremlin.

A especulação sobre a participação de Putin nas conversações diretas tem pairado sobre a reunião desde que ele mesmo a propôs na semana passada. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que participaria das conversações se Putin estivesse presente.

Uma ordem emitida por Putin no site do Kremlin disse que a delegação incluía duas autoridades que participaram do último conjunto de conversações realizadas entre os dois lados nas primeiras semanas após a invasão russa de 2022 em seu vizinho menor.

Entre os integrantes estavam o conselheiro presidencial Vladimir Medinsky e o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin.

Também foi nomeado como parte da delegação Igor Kostyukov, diretor do Diretório Principal de Inteligência da GRU, a Agência de Inteligência Militar Estrangeira da Rússia. Kostyukov foi identificado no anúncio do Kremlin como chefe do Diretório Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin, também foi nomeado como parte da delegação.

Os negociadores realizaram várias rodadas de conversas em 2022, primeiro em Belarus e depois na Turquia, mas as negociações acabaram fracassando.

(Reportagem da Reuters)

Notícias