Reizin, Frango e mais: quem são os mais procurados no RJ após morte de TH?

A morte de TH, chefe do tráfico da Maré e um dos líderes do TCP (Terceiro Comando Puro), em operação da PM realizada ontem, evidenciou os nomes mais perigosos ligados ao crime que seguem foragidos no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
Thiago da Silva Folly, conhecido como TH, era chefe do tráfico do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Ele tinha oito mandados de prisão, incluindo por homicídios e tráfico de drogas.
A ação foi realizada por agentes do Bope, que patrulhavam a comunidade desde a madrugada. Segundo a PM, houve confronto armado após criminosos atirarem contra os policiais. TH chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
TH era acusado de envolvimento em mortes de agentes do Bope e de ordenar ataques a civis. Monitorado há oito meses pela Subsecretaria de Inteligência Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública do RJ, ele também é apontado como responsável por impor toque de recolher e por autorizar a execução de pessoas que entrassem por engano na comunidade.
Veja a lista publicada no site Procurados.org, que mostra por quais denúncias eles são procurados, segundo investigação da Polícia Civil:
Altíssima periculosidade
Almir Araújo, o Mimi ou Paraíba ou Cara de Bola
- Facção: Não informada
- Crimes: Tráfico de drogas, roubo, extorsão mediante sequestro
- Atuação: Distribuição de crack em comunidades do RJ
- Considerado um dos maiores sequestradores da década de 80, passou a atuar no tráfico de drogas e foi preso em 2013. Condenado a 50 anos de prisão em regime fechado, fugiu do sistema prisional em março de 2024.
Isaias Costa Rodrigues, o Isaias do Borel
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Organização criminosa
- Atuação: Morro do Borel (Tijuca)
- Chefe do tráfico no Borel, foi condenado com trânsito em julgado e deveria cumprir pena em regime fechado. No entanto, violou regras da prisão albergue domiciliar e está foragido desde 2023.
Saulo Cristiano de Oliveira Dias, o SL do Chapadão
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Homicídio qualificado, tráfico de drogas
- Atuação: Complexo do Chapadão (Costa Barros)
- Condenado por matar um militar do Exército, SL cumpria pena de 18 anos e 9 meses, mas não retornou após ser beneficiado com indulto de Natal em 2023. É apontado como um dos principais gerentes de drogas do Chapadão.
Vanderson Vieira Travassos, o Frango ou Chacrinha
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Tráfico de drogas, homicídio, roubo majorado
- Atuação: Favela da Mangueirinha (Duque de Caxias)
- Chefe do tráfico na Mangueirinha, foi condenado a 38 anos de prisão e está foragido desde 2021. Em 2012, liderou a invasão de territórios rivais na guerra entre facções pelo controle do Morro da Serrinha.
Alta periculosidade
Rodney Lima de Freitas, o RD ou Gaguinho
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Homicídio qualificado, roubo majorado, organização criminosa, receptação
- Atuação: Vila Kennedy, Campo Grande e Zona Oeste
- Ex-miliciano, agora ligado ao CV, lidera um grupo chamado "OS CRIAS", acusado de execuções por disputa com a milícia. Cumpria prisão domiciliar e tem dois mandados de prisão por assassinatos.
William Yvens Silva, o Coelhão da Serrinha
- Facção: Terceiro Comando Puro
- Crimes: Homicídio qualificado, tráfico de drogas
- Atuação: Serrinha (Madureira)
- Segundo na hierarquia do tráfico da Serrinha, é homem de confiança de Wallace Lacosta, chefe do TCP na região. Comanda ataques contra rivais e já foi preso em 2016.
Média periculosidade
André Luiz Bandeira Leal, o Bracinho
- Facção: Não informada
- Crimes: Furto qualificado (2x)
- Atuação: Quintino e Pilares
- Foi flagrado em três arrombamentos na mesma madrugada, deixando para trás a faca usada nos crimes. Tem dois mandados de prisão por furto.
Carlos Antônio Gomes Júnior, o Braddock
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Latrocínio
- Atuação: Vila Kennedy
- Acusado de envolvimento na morte do policial penal Henry dos Santos Oliveira, assassinado durante assalto em Santa Cruz, em 2024.
Caio Felipe Ferreira da Cruz, o Reizin
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Latrocínio
- Atuação: Vila Kennedy
- Liderava o grupo armado responsável pela execução do policial penal. É alvo de operação da Delegacia de Homicídios com apoio da CORE.
Fabiano da Silva Souza, o Fabiano
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Latrocínio
- Atuação: Vila Kennedy
- Estava preso, mas fugiu do sistema penitenciário em 2024. Também é investigado pelo assassinato do policial penal.
Hiago Ferreira Pinto, o Hiago
- Facção: Comando Vermelho
- Crimes: Latrocínio
- Atuação: Vila Kennedy
- Participou diretamente da execução do policial penal, utilizando fuzis e pistolas durante assalto a depósito de bebidas.