Topo
Notícias

Bologna vence Milan (1-0) e conquista Copa da Itália após 51 anos

14/05/2025 18h31

O Bologna se sagrou campeão da 78ª edição da Copa da Itália nesta quarta-feira (14), ao derrotar o Milan por 1 a 0 na final disputada no Estádio Olímpico de Roma.

O time comandado pelo técnico Vincenzo Italiano, com um gol do atacante suíço Dan Ndoye no início do segundo tempo (53'), encerrou assim um longo jejum de 51 anos sem título diante de um Milan que se mostrou incapaz de reagir.

O Bologna não levantava um troféu desde a Copa da Itália de 1974. A de quarta-feira foi a terceira 'Coppa' do clube, depois das de 1970 e 74.

O clube conquistou o Campeonato Italiano sete vezes, mas a última delas em 1964.

"Foi uma partida difícil, mas vencemos por nós, pela cidade e pelos torcedores", disse Ndoye à emissora Mediaset. "Fizemos tudo certo, marcamos no momento certo e trabalhamos como um verdadeiro time."

A euforia tomou conta dos torcedores bolonheses após o apito final de uma partida em que faltou futebol de qualidade, com pouca criatividade e ritmo. 

O Bologna deixou suas intenções claras quando, aos 8 minutos, uma cobrança de falta do espanhol Juan Miranda foi levemente desviada de cabeça por seu companheiro de equipe, o argentino Santiago Castro, levando perigo ao goleiro 'rossonero', Mike Maignan.

Três minutos depois, o Milan tentou com uma dupla chance que foi interceptada pelo goleiro Lucasz Skorupski.

A final logo perdeu em intensidade. As duas equipes, mais preocupadas em evitar erros, multiplicaram as faltas e reclamações.

Após o intervalo, o Bologna encontrou uma brecha na defesa milanesa. Ndoye driblou vários defensores antes de superar Maignan com um chute cruzado. O placar não se mexeu mais a partir de então.

- Conceição sai lesionado -

"Tivemos nossa cota de decepções, mas esta vitória é merecida porque fizemos uma grande partida. Nossa torcida merece este título", disse Vicenzo Italiano, que ocupa o cargo desde julho do ano passado.

O treinador havia perdido três finais comandando seu clube anterior, a Fiorentina.

Para o Milan, a derrota é mais uma decepção em uma temporada para ser esquecida.

Após ficar distante logo cedo da disputa pelo título da Serie A e ser eliminado na Liga dos Campeões pelo Feyenoord no playoff de acesso às oitavas de final, o clube lombardo vai encerrar a temporada 2024-2025 com um único título: a Supercopa da Itália, conquistada em janeiro nas duas primeiras partidas sob o comando do técnico Sérgio Conceição.

Mas a estrela do treinador português, que substituiu o compatriota Paulo Fonseca, foi se apagando com o passar das semanas.

Sua equipe, atualmente oitava colocada na Serie A, não tem margem para erros nas duas últimas rodadas se quiser se classificar para as competições europeias.

A derrota desta quarta-feira deve fazer com que no próximo verão haja mais um dos inúmeros processos de reconstrução do time, e Conceição e alguns dos destaques do elenco poderão acabar saindo do clube.

--- Os dez últimos campeões da Copa da Itália:

2025: Bologna

2024: Juventus

2023: Inter de Milão

2022: Inter de Milão

2021: Juventus 

2020: Napoli

2019: Lazio

2018: Juventus

2017: Juventus

2016: Juventus

- Clubes mais vezes campeões (entre parênteses, o ano do último título):

1. Juventus 15 (2024) 

2. Roma 9 (2008)

 . Inter de Milão 9 (2023)

4. Lazio 7 (2019)

5. Fiorentina 6 (2001)

 . Napoli 6 (2020)

jr/iga/cl/ma/aam/cb

© Agence France-Presse

Notícias