Topo
Notícias

Pepe Mujica frases: 13 mensagens que marcaram a trajetória do uruguaio

do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/05/2025 17h27Atualizada em 13/05/2025 17h39

Morreu hoje, aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica — uma das figuras mais emblemáticas da política latino-americana nas últimas décadas.

Ex-guerrilheiro tupamaro, Mujica integrou a luta armada contra a ditadura cívico-militar que governou o Uruguai entre 1973 e 1985. Após mais de uma década preso, reconstruiu sua trajetória como líder político, sendo eleito presidente do país entre 2010 e 2015, com um estilo austero e discurso sempre voltado à simplicidade e à justiça social.

Ao longo de sua carreira, Mujica deixou frases e reflexões que transcendem fronteiras e marcaram gerações. A seguir, veja 13 mensagens que simbolizam seu legado.

Quando você compra algo, não compra com dinheiro. Compra com o tempo de vida que teve que gastar para ter esse dinheiro. Mas com uma diferença: a única coisa que não se pode comprar é a vida. A vida se gasta.

Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.

Não é bonito legalizar a maconha, mas pior é dar pessoas ao narcotráfico. O único vício saudável é o amor.

O casamento gay é mais velho do que o mundo. Tivemos de Júlio César a Alexandre, o Grande. Dizem que é moderno e é mais antigo do que todos nós. É uma realidade objetiva. Existe. E não legalizar seria torturar as pessoas desnecessariamente.

Legalizando e intervindo, é possível conseguir que muitas mulheres voltem atrás em sua decisão, sobretudo aquelas de setores mais humildes ou que estão sozinhas. (sobre a legalização do aborto em 2012)

Somos meio vagabundos, não gostamos tanto de trabalhar. (...) Ninguém morre por excesso de trabalho, mas não é um país corrupto, somos um país decente.

Eu acho que nós estamos sendo usados como ratinhos de laboratório. Por que a Philip Morris está prestando tanta atenção em um país tão pequeno? Eu tenho certeza que eles vendem mais cigarros em qualquer bairro de Nova York do que no Uruguai.

Fomos educados para o crescimento, mas não para a felicidade.

Tive que aguentar 14 anos em cana (...) Nas noites que me davam um colchão, eu me sentia confortável. Aprendi que, se você não pode ser feliz com poucas coisas, não vai ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas.

O que é que chama a atenção mundial? Que vivo com pouco, em uma casa simples, que ando em um carrinho velho, essas são as notícias? Então este mundo está louco, porque o normal surpreende.

Sim, eu estou cansado, mas isso não para até o dia em que me coloquem em um caixão ou quando eu for um velho esquecido.

A vida não é só trabalhar. Tem que se deixar um bom capítulo para as loucuras que cada um tem.

Você só é livre quando gasta o tempo de sua vida com as coisas que te motivam.

Notícias