Topo
Notícias

Donald Trump anuncia suspensão de sanções americanas à Síria

13/05/2025 15h14

Donald Trump surpreendeu a todos na terça-feira (13) ao anunciar de Riade que estava suspendendo as sanções dos Estados Unidos contra a Síria. Na quarta-feira (14), o presidente americano se reúne brevemente com o líder sírio Ahmed Al Sharaa na Arábia Saudita. 

 

"Ordenarei o levantamento das sanções contra a Síria para dar a eles uma chance de grandeza", disse o presidente dos EUA, indicando que tomou essa decisão após pedidos urgentes de seu anfitrião, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.

Trump "concordou em cumprimentar" o presidente interino sírio na quarta-feira durante sua visita oficial a Riade, disse uma alta autoridade dos EUA. 

Ahmed Al Shaara, nomeado presidente interino após a ofensiva liderada por sua coalizão islâmica, que derrubou o presidente Bashar Al-Assad em dezembro, agora está envolvido em intensa atividade diplomática, tanto com países árabes quanto europeus. 

A breve reunião ocorrerá apesar da relutância de Israel, aliado dos EUA, em discutir os acontecimentos na Síria, onde o exército israelense realizou ataques antes e depois da queda de Bashar al-Assad em dezembro. 

O novo regime islâmico da Síria está tentando reconstruir o país devastado por quase 14 anos de guerra civil, desencadeada em 2011 pela repressão aos protestos pró-democracia, e pede o levantamento das sanções internacionais que datam da era Assad. 

Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos poderiam aliviar as sanções contra a Síria para ajudar o país a "ter um novo começo". 

Os Estados Unidos, no entanto, tinham se mantido reticentes, dizendo que primeiro queriam ver como as novas autoridades exerceriam seu poder, particularmente em termos de respeito aos direitos humanos e às minorias, antes de suspender suas sanções à Síria. 

(Com AFP)

Notícias