Topo
Notícias

"Não é cocaína": Presidência francesa desmente presença de papelote em viagem de Macron

12/05/2025 11h50

Na sexta-feira (9), o presidente francês embarcou em um trem noturno para Kiev, na Ucrânia, com o chanceler alemão, Friedrich Merz, o premiê britânico, Keir Starmer e o polonês Donald Tursk. A foto da viagem, divulgada pelas agências, acabou virando alvo de polêmica nas redes sociais.

Essa foi a primeira visita conjunta dos líderes à capital ucraniana desde o início da guerra, em 2022. Eles se encontraram com o presidente Volodymyr Zelensky e defenderam um cessar-fogo total e incondicional de 30 dias como condição para as discussões de paz com a Rússia.  

Mas, além das negociações de paz, o que virou notícia foi uma foto divulgada pelas agências e publicada na imprensa francesa. Na imagem, os líderes aparecem conversando e o que parece ser um lenço pode ser visto ao lado do presidente francês.

Em um vídeo curto filmado a bordo do trem, Emmanuel Macron "esconde" o lenço na mão. A sequência foi desacelerada, ampliada e interpretada por alguns internautas nas redes sociais, que identificaram o que seria, na opinião deles, um papelote de cocaína.  

O partido conservador Debout la France, e extrema direita, publicou uma mensagem no X sábado (10) questionando "o que Emmanuel Macron estaria escondendo com esse ar de adolescente pego no pulo".  

"Para a credibilidade da França, é urgente saber", escreveu o presidente do partido, o conservador Nicolas Dupont-Aignan. 

A polêmica levou o Eliseu, a sede da Presidência francesa, a publicar um comunicado no domingo (11) à noite para desmentir a fofoca, que repercutiu na imprensa francesa e jornais como o Le Parisien. 

"Quando a unidade europeia atrapalha, a desinformação chega ao ponto de fazer passar um simples lenço por drogas", diz a postagem, que traz uma foto do lenço usado.

"Esta informação falsa é espalhada pelos inimigos da França, tanto fora quanto dentro", disse o Eliseu. Atenção à manipulação." 

Notícias