'Fizemos contato com Anielle', diz amiga de jovem negro morto em ação da PM
Joice Terloni, amiga de Victor Cerqueira Santos Santana, um dos dois jovens mortos durante operação policial realizada na comunidade de Caraíva, em Porto Seguro (BA), disse estar em contato com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A declaração foi feita durante o UOL News, do Canal UOL.
A gente está em contato com a Anielle, sim. Vamos tomar todas as medidas cabíveis. O Vitinho não vai ser mais um número nas estatísticas. Ele não será mais um jovem negro morto. Joice Terloni, amiga de Victor Cerqueira Santos Santana
Santana tinha 28 anos, era negro e trabalhava como guia de turismo na região. Antes de aparecer morto, o rapaz teria sido detido e algemado por policiais a caminho do trabalho.
Em nota divulgada ontem, a SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia) informou que dois homens acusados de envolvimento com uma facção criminosa na região foram mortos em "confronto" enquanto uma operação conjunta era realizada na comunidade ribeirinha. (Veja abaixo o posicionamento na íntegra)
Ao Canal UOL, Joice contestou a versão apresentada pela secretaria da Bahia.
Eles estão tentando inverter toda a situação dizendo que ele era criminoso. E o Vitinho não era. Ele era trabalhador e honesto. Estava indo trabalhar, às 18h, para pegar alguns turistas que estavam na pousada em que ele trabalhava.
Nesse meio tempo, estava rolando uma operação policial às seis horas da tarde de um sábado, em um vilarejo minúsculo. A operação não teve preparo algum, não teve inteligência, aquilo foi pura burrice.
E o Victor foi levado algemado vivo pela polícia. Há testemunhas que relatam isso. E logo depois, ele foi encontrado morto com sinais bruscos de tortura. Isso foi um assassinato, foi racismo. E a gente quer justiça, quer nomes.
A gente não quer que a morte do Vitinho seja mais uma estatística. O sentimento que temos hoje é de revolta e de luta. Joice Terloni, amiga de Victor Cerqueira Santos Santana
O que diz a SSP-BA
Em nota enviada ao UOL, a secretaria disse que a ação policial conjunta (realizada entre as polícias estaduais e federais) cumpriu mandado de prisão contra suposto membro de uma facção local.
"As equipes das Polícias Federal, Civil e Militar cumpriam mandado de prisão contra o homem, identificado como Alongado. O criminoso resistiu a prisão e acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos", afirmou a pasta, no comunicado.
Na sequência, prossegue. "No local do confronto, um homem apontado como 'segurança' do traficante também terminou atingido e não resistiu aos ferimentos." À reportagem do UOL, a secretaria informou ainda que "armas de fogo, munições e drogas foram localizadas durante a ação".
Questionada se o suposto segurança seria Victor, a SSP não confirmou. A pasta também não respondeu sobre como teria ocorrido o confronto e o que teria justificado a morte dos jovens. O órgão divulgou apenas que, dos dois suspeitos, somente um deles estava com mandado de prisão. Um terceiro suposto integrante da facção também foi preso.
A SSP informou, por fim, que "a ocorrência é investigada pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar, como determina o procedimento em casos de morte em confronto com agentes do estado".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.