Topo
Notícias

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

12/05/2025 12h09

O italiano Carlo Ancelotti será o novo técnico da Seleção Brasileira, anunciou a CBF nesta segunda-feira (12).

"A maior Seleção da história do futebol agora será liderada pelo técnico mais vitorioso do mundo. Carlo Ancelotti", informou a entidade em comunicado.

Ancelotti, de 65 anos, fará seu primeiro jogo à frente da Seleção Brasileira no dia 5 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, e vai comandar a equipe "até a Copa do Mundo de 2026", acrescentou a CBF.

Antes de assumir a Seleção, no entanto, "cumprirá seu compromisso com o Real Madrid até o final da temporada da LaLiga", explicou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Para treinar a Seleção, Ancelotti vai receber 10 milhões de euros (R$ 63,2 milhões pela cotação atual) por ano, segundo o portal GE.

O experiente italiano era um desejo antigo de Ednaldo, que já havia contado com sua contratação a partir da Copa América de 2024.

Mas Ancelotti acabou renovando seu contrato com o Real Madrid, o qual deve deixar após uma temporada decepcionante.

Este ano o Real Madrid foi eliminado da Liga dos Campeões, da Copa do Rei e praticamente não tem mais chances de título no Campeonato Espanhol depois da derrota para o Barcelona no domingo.

O clube merengue ainda não se pronunciou sobre a saída do treinador, que deve conceder uma entrevista coletiva antes do jogo contra o Mallorca nesta terça-feira.

- 'Mr.Champions' -

Maior vencedor da história da Champions com cinco títulos, Carlo Ancelotti será o primeiro estrangeiro no comando da Seleção desde o argentino Filpo Núñez, que dirigiu a equipe em um amistoso em 1965.

Além disso, Ancelotti será o terceiro técnico à frente do time brasileiro desde o início da atual edição das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Fernando Diniz e Dorival Júnior antecederam o italiano até serem demitidos após derrotas contra a arquirrival Argentina de Lionel Messi.

Após 14 rodadas disputadas, o Brasil é o quarto colocado das Eliminatórias com 21 pontos, dez a menos que a líder Argentina, já classificada, e atrás de Equador (23 pontos) e Uruguai (21).

Ancelotti estará no Brasil no dia 26 de maio para anunciar a lista de convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, informou a CBF em outro comunicado.

Uma delegação chega a Madri nesta quarta-feira para discutir os próximos passos com o futuro treinador da Seleção.

Faltando quatro jogos para o fim da competição, a Seleção está na zona de classificação direta para a Copa de 2026, que será sediada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México.

Se para a torcida brasileira, tradicionalmente hostil a treinadores estrangeiros, a contratação de Ancelotti será uma novidade, para o técnico italiano será sua estreia à frente de uma seleção.

- Currículo de peso -

O anúncio põe fim a um longo período de indecisão sobre o comando da Seleção: Jorge Jesus, José Mourinho, Pep Guardiola e Jürgen Klopp foram alguns dos nomes especulados para assumir o cargo desde a saída de Dorival Júnior no final de março.

Adorado por seus jogadores, que destacam sua "liderança tranquila", Ancelotti foi campeão da Champions duas vezes pelo Milan (2003 e 2007) e três pelo Real Madrid (2014, 2022 e 2024).

Em suas duas passagens pelo clube espanhol, entre 2013 e 2015 e desde 2021 até este ano, o italiano venceu pelo menos duas vezes todos os torneios que disputou.

Além disso, Ancelotti é o único treinador a vencer as cinco principais ligas da Europa: a italiana com o AC Milan (2003/2004), a inglesa com o Chelsea (2009/2010), a francesa com o Paris Saint-Germain (2012/2013), a alemã com o Bayern de Munique (2016/2017) e a espanhola com o Real Madrid (2021/2022, 2023/2024).

rsr-jss/app/raa/mcd/cb/aa/yr/rpr

© Agence France-Presse

Notícias