Com Lula, Nissan começa a produzir novo Kicks no RJ; SUV terá 4 versões

Em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Nissan anunciou nesta terça-feira (15) no complexo industrial de Resende (RJ) o início da produção em série da nova geração do Kicks, no mesmo local.
Durante cerca de dois anos, a fábrica fluminense passou por uma modernização, que incluiu a ampliação de 71 para 169 na quantidade de robôs, para a montagem local do novo Kicks - lançado em 2024 nos Estados Unidos, onde é importado do México.
As vendas da segunda geração do SUV compacto no mercado brasileiro devem começar entre maio e junho. O lançamento faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,8 bilhões anunciado em novembro de 2023 pela Nissan para o Brasil - válido até 2025 e que contempla o desenvolvimento e o lançamento de outro utilitário esportivo a partir do polo de Resende, com estreia prevista para 2026.
O novo Kicks é maior do que o atual, rebatizado como Kicks Play e que continuará à venda - na data de publicação desta reportagem, os preços sugeridos do modelo "antigo" vão de R$ 117.990 a R$ 148.090.
O que já sabemos sobre o novo Kicks
Medindo 4,36 m de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, a segunda geração é, respectivamente, 5,6 cm, 3,6 cm, 4 cm e 2 cm maior do que a atual.
A Nissan não divulga mais informações técnicas a respeito do modelo - em visita à fábrica de Resende, pudemos observar alguns exemplares pré-série já montados e, claramente, percebemos que a nova geração é consideravelmente maior do que a atual. Não foi possível observar o interior dos veículos, cujos vidros foram cobertos por película escura.
Tivemos contato com uma unidade que aparenta ser da versão topo de linha, equipada com rodas de liga leve de 19 polegadas diamantadas, com detalhes pretos, e pneus com medidas 225/45. Trata-se do mesmo conjunto utilizado pelo Kicks fabricado no México. A configuração mais completa também irá contar com teto solar.
Também já sabemos que o novo Kicks virá, em todas as versões, com o mesmo motor 1.0 HR10 turbo flex de três cilindros que equipa o Renault Kardian - porém, segundo o colunista do UOL Carros Marlos Ney Vidal, com uma calibragem específica, que poderá alterar os números de potência e torque.
No Kardian, esse mesmo propulsor rende 125 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 22,4 kgfm a 2.250 rpm com etanol e 120 cv, também a 5.000 rpm, e torque de 20,4 kgfm a 2.000 rpm com gasolina. Como no SUV da Renault, com a qual a Nissan mantém uma parceria estratégica no desenvolvimento de produtos, o Kicks de segunda geração terá transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
Quatro versões
De acordo com apuração de Marlos Ney Vidal, o Kicks de segunda geração será comercializado nas versões Sense, Advance, Exclusive e Platinum.
Visualmente, o Kicks 2026 feito no Rio de Janeiro será idêntico ao modelo vendido no México e nos Estados Unidos, mas, na parte interna, o brasileiro terá itens exclusivos, como a seleção de marchas por botões no lugar da alavanca convencional.
Todas as versões do novo Kicks serão equipadas com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência para objetos fixos e em movimento, mas não reconhecerá ciclistas e pedestres.
Desde a versão de entrada Sense, o SUV virá equipado com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema de fixação de cadeirinha infantil Isofix.
Já equipamentos como ar-condicionado digital automático serão itens exclusivos na versão topo de gama Platinum.
Se o Nissan Kicks nacional seguir a configuração mexicana, as versões Sense e Advance terão quadro de instrumentos digital de sete polegadas, enquanto as opções Exclusive e Platinum contarão com tela de 12,3 polegadas.
Já a central multimídia de 12,3 polegadas integrada ao quadro de instrumentos será de série nas quatro versões. Bancos traseiros rebatíveis em 60/40 também serão padrão em toda a gama.
Os faróis iluminados por luzes de LED também serão itens de série em todas as versões.
Segundo novo SUV em Resende
Além do novo Kicks, cuja produção está começando , a marca japonesa prepara um segundo SUV fabricado em Resende e com lançamento no Brasil até abril de 2026.
Chamado internamente de Projeto P02H, o modelo é uma profunda reestilização do atual Kicks Play. No entanto, a plataforma e o conjunto mecânico serão os mesmos da linha atual.
A reestilização do Kicks Play consistirá em uma nova dianteira, mudando, capô, para-lamas, para-choque e faróis. De lado, o SUV manterá o mesmo formato das portas do modelo atual, mas receberá novas estampagens.
Na traseira, a tampa do porta-malas, lanternas e faróis serão redesenhados. A ideia da marca é dar uma nova casca para o velho Kicks para poder chamá-lo de novo.
O Nissan Kicks reestilizado manterá o motor 1.6 flex atual, que entrega potências de 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.600 rpm. Já o torque com etanol fica em 15,2 kgfm e 14,9 kgfm com gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é o automático CVT.
Este novo SUV será exportado do Brasil, único país onde será fabricado, para mais de 20 mercados - incluindo o México e os Estados Unidos.
*Viagem a convite da Nissan