Topo
Notícias

Potências ocidentais buscarão 'enfraquecer' a Rússia mesmo se suspenderem as sanções, afirma Putin

18/03/2025 11h55

O presidente russo, Vladimir Putin, considerou, nesta terça-feira (18), que mesmo em caso de suspensão das sanções contra Moscou pela ofensiva na Ucrânia, as potências ocidentais tentarão "frear" e "enfraquecer" a Rússia. 

"Seja qual for a evolução da situação, (...) nossos competidores sempre terão o desejo de frear nosso país, de enfraquecer suas capacidades econômicas e tecnológicas", afirmou Putin perante chefes de empresa e autoridades econômicas. 

"Mesmo se a outra parte fizer um gesto (...) podemos esperar outras tentativas de colocar travas em nosso caminho", continuou. 

Putin falará nesta terça-feira por telefone com seu homólogo americano, Donald Trump, sobre o conflito na Ucrânia e as relações diplomáticas entre os dois países. 

Entre os temas sobre a mesa também está uma possível suspensão das sanções americanas, que afetam gravemente a economia russa desde o início da ofensiva de Moscou na Ucrânia, em 2022. 

As sanções "não são medidas temporárias ou pontuais, mas sim um mecanismo de pressão estratégica sistêmica sobre nosso país", destacou Putin.

O mandatário russo afirmou que um possível retorno ao mercado nacional de empresas ocidentais se daria caso a caso, sendo "a prioridade", em seu julgamento, proteger "os interesses das empresas russas". 

"Não haverá privilégios nem preferências" para essas empresas estrangeiras, alertou. 

Putin voltou a elogiar "o fortalecimento" da "soberania" econômica, financeira e tecnológica russa desde 2022, mas não mencionou as dificuldades que as empresas enfrentam desde o início do conflito. 

Os obstáculos incluem a falta de mão de obra, uma inflação elevada, taxas de empréstimos exorbitantes e desaceleração prevista do crescimento. 

bur/clr/sag/mb/dd/aa

© Agence France-Presse

Notícias