Topo
Notícias

'Solução virá dos EUA para resgatar as liberdades', diz Eduardo Bolsonaro

Jair e Eduardo Bolsonaro em entrevista ao canal da Revista Oeste - Reprodução/YouTube
Jair e Eduardo Bolsonaro em entrevista ao canal da Revista Oeste Imagem: Reprodução/YouTube
do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/03/2025 19h19Atualizada em 18/03/2025 20h13

Após anunciar que vai pedir licença da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que a solução "vai vir dos Estados Unidos" para "resgatar as liberdades" no Brasil.

O que aconteceu

Eduardo afirmou que os Estados Unidos têm "instrumentos" para garantir a liberdade de expressão. Em entrevista ao canal da Revista Oeste, ao lado do pai, Jair Bolsonaro, o deputado disse que vai conversar com a imprensa americana. "Eu acho que a solução vai vir aqui dos Estados Unidos para resgatar as nossas liberdades no Brasil", disse.

Eduardo não soube dizer se Trump foi informado da situação. Questionado se o presidente Donald Trump já sabe que ele ficará nos Estados Unidos, ele respondeu: "Não tenho como afirmar".

Filho do ex-presidente voltou a criticar Alexandre de Moraes. Eduardo chamou o ministro do STF de psicopata. "O Alexandre de Moraes, eu não sei se ele estava precificando o que eu vou colocar aqui nos Estados Unidos, porque ele arranjou com certeza a maior pedra no sapato da vida", disse.

Na mesma entrevista, Jair Bolsonaro disse que não há como buscar democracia internamente no Brasil. "É impossível. Precisamos de ajuda de fora", disse o ex-presidente. Ele também apoiou a decisão do filho Eduardo. "Eu prefiro ele nos EUA livre do que ameaçado aqui dentro do Brasil", afirmou. Não há evidência de que Eduardo esteja sendo ameaçado.

Eduardo anunciou que vai se licenciar do cargo e ficar nos Estados Unidos por tempo indeterminado. Ele está no país desde 27 de fevereiro, quando houve pedido de retenção de seu passaporte. Moraes arquivou o pedido hoje.

Mesmo após a decisão de Moraes, Eduardo disse que "não tem a mínima possibilidade de voltar ao Brasil." Ele alega que o país "não é um lugar seguro" para fazer oposição. "E o Alexandre de Moraes, como a gente sabe, ele é só um psicopata, então não tem a menor possibilidade de voltar. Mesmo com o PGR sendo contra a apreensão do passaporte."

Ele [Moraes] deve estar se deleitando agora com essa situação, mas também o lado racional dele deve ter ligado o alerta. Fica tranquilo, Alexandre de Moraes. Vamos ver quem vai rir por último nessa história toda. Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

Notícias