Topo
Notícias

Tabata critica fala sobre mulher auxiliar o homem, mas defende frei Gilson

Tabata Amaral (PSB) durante sabatina do podcast Flow - Reprodução/Flow Podcast no YouTube
Tabata Amaral (PSB) durante sabatina do podcast Flow Imagem: Reprodução/Flow Podcast no YouTube
do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/03/2025 12h56

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) publicou um vídeo, ontem, sobre uma fala machista do influenciador católico frei Gilson. A parlamentar criticou a declaração, mas elogiou o frei e disse que tem "muitos pontos de concordância" com ele.

O que aconteceu

Tabata criticou frei Gilson por ele ter dito que "a mulher nasceu para auxiliar o homem". A declaração é de uma missa em abril de 2024, que repercutiu nas redes nos últimos dias. Nessa pregação, que era direcionada ao público feminino, o religioso disse que mulheres devem abandonar o "desejo de poder", porque "Deus deu ao homem a liderança".

A deputada afirmou discordar da frase. "Quem conhece a minha luta na educação, pela dignidade menstrual, pela segurança das mulheres, pela ocupação dos espaços de poder, sabe que toda a minha trajetória profissional vai na direção oposta dessa frase", disse.

Apesar da crítica, Tabata elogiou o frei. Ela disse que o trabalho dele é "transformador" e que a popularidade do religioso "vem de uma conexão real que ele tem com as pessoas, e isso não pode ser ignorado". Frei Gilson tem quase 7 milhões de inscritos no YouTube e 8 milhões de seguidores no Instagram.

Para a deputada, há espaço na igreja para discordar dos sacerdotes. "Essa não é a primeira, nem vai ser a última vez em que a gente vai ouvir uma liderança religiosa da nossa fé ou da nossa igreja dizer uma frase sobre mulheres com a qual a gente não concorda. O que a gente faz com isso? Primeiro é entender que a minha fé e que o catolicismo sempre teve espaço para que a gente pudesse discordar, para que a gente pudesse debater, para que a gente pudesse avançar", declarou.

Popularidade de frei Gilson virou embate político. Nos últimos dias, nomes famosos da direita, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), usaram as críticas da esquerda à fala do frei para dizer que ele estava sendo "atacado por servir a Cristo".

O trabalho do Frei Gilson é, de fato, transformador. E essa popularidade toda, que as pessoas parecem ter descoberto agora, vem de uma conexão real que ele tem com as pessoas. E isso não pode ser ignorado. E apesar de discordar dessa frase específica, eu encontro muitos pontos de concordância com o frei Gilson
Deputada Tabata Amaral (PSB-SP)

Notícias