Líder de bancada diz ser 'tempo perdido' debater banheiro unissex em escola

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, criticou hoje as discussões sobre banheiro unissex nas escolas.
O que aconteceu
Alvos de notícias falsas por parte dos bolsonaristas, os banheiros unissex não estão em discussão, segundo o deputado. "Tem escola que nem banheiro tem. Tem escola que não tem água potável. Não dá para poluir um assunto importante", disse, em painel no evento Todos Pela Educação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Para o parlamentar, a discussão é considerada "totalmente prejudicial". "É tempo perdido. É querer enganar o cidadão que não está acompanhando a discussão. Ninguém está debatendo ou propondo fazer banheiro unissex em escola nenhuma. Ninguém do Poder Executivo está fazendo isso. Ninguém do Legislativo esta fazendo isso. Em vez de a gente estar discutindo as escolas que não tem água potável e várias escolas em vários estados nem banheiro tem."
Será que se a gente perguntar a um menino ou menina que estuda em uma escola que não tem banheiro nenhum se ele prefere banheiro unissex na escola ou se prefere ficar sem banheiro nenhum. Qual seria a resposta? Essa é a discussão importante.
Deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação
Desinformação sobre banheiro unissex já circulou outras vezes. Em 2023, vídeos e publicações de deputados federais afirmam que o governo Lula (PT) teria decretado a instalação de banheiros unissex em escolas e instituições de ensino de todo o Brasil, incluindo para menores de idade.
Notícia falsa também circulou em época de eleição. Em 2022, foi dito que a campanha do então candidato Lula previa a criação de banheiros unissex em escolas infantis.