Topo
Notícias

OPINIÃO

Josias: Rapidez de Moraes sobre Bolsonaro difere de lentidão no caso Collor

do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/03/2025 16h57

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi rápido na caneta ao receber denúncias contra envolvidos no caso de tentativa de golpe, ocorrido em janeiro de 2023, analisou o colunista Josias de Souza no UOL News, do Canal UOL. A velocidade no caso de Bolsonaro, destacou Josias, contrasta com a lentidão do processo contra o também ex-presidente Fernando Collor.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi muito rápido na caneta. Assim que recebeu a denúncia, ele intimou os advogados a apresentarem as defesas prévias. Diante das defesas, ele deu cinco dias ao procurador-geral [Paulo Gonet] para se manifestar.

E essa rapidez do Alexandre Moraes contrasta com a lentidão de outro processo envolvendo também um presidente da República, um ex-presidente, o Fernando Collor. Josias de Souza, colunista do UOL

Gonet defende que seja aceita a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados pelo "núcleo crucial" da trama golpista e que eles se tornem réus pelo STF. O grupo é composto, além de Bolsonaro, por Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto, conforme apontou reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

O Fernando Collor já foi condenado no Supremo a oito anos e dez meses de cadeia porque ele assaltou os cofres da BR Distribuidora, que é um antigo braço da Petrobras, mais de, alguma coisa em torno de R$ 20 milhões. E essa sentença vai fazer agora aniversário de dois anos, em maio. E o condenado continua solto.

O Supremo corre para julgar o Bolsonaro antes de 2026, não vai ser fácil, mas ainda que consiga condenar o Bolsonaro, o Supremo vai precisar superar essa síndrome dos recursos protelatórios, que é uma patologia que premia com a impunidade perpétua, mesmo os criminosos de última instância.

Então, no caso do Collor, está lá, o Supremo adiou, condenou, voltou a adiar, depois de ensaiar um recuo, confirmou a sentença. Novembro do ano passado, confirmou a sentença. E o Collor interpôs um recurso, um primeiro recurso, chamado de embargo de declaração, o Supremo demorou a julgar, mas julgou, aí veio o Collor e jogou outro recurso, embargos infringentes, e são recursos meramente protelatórios.
Josias de Souza, colunista do UOL

A defesa do ex-presidente Fernando Collor apresentou na semana passada um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão que manteve a condenação do político à pena de oito anos e dez meses de reclusão.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Notícias